Pesquisa comprova que gatos conseguem reconhecer seus próprios nomes

0

Os gatinhos de estimação são conhecidos por, muitas vezes, ignorar completamente os seus donos. Por esse motivo, as pessoas tendem a acreditar que eles não aceitam os nomes que os humanos dão a eles.

Uma pesquisa da Universidade Sophia, no Japão, acaba de confirmar que os felinos são capazes, sim, de reconhecer o próprio nome. Isso significa que, quando você chama seu gato e é ignorado, ele está fazendo isso de propósito.

Os pesquisadores japoneses explicam que a relação entre gatos e humanos nunca foi amplamente estudada pela ciência. Outros estudos já demonstram que outros animais, como os cachorros, os golfinhos e os papagaios, compreendem as vocalizações humanas.

No entanto, esse foi o primeiro teste que conseguiu provar que os felinos também são capazes de entender o que a gente diz.

A metodologia usada para saber se eles associam vozes humanas a objetos foi diferente. Normalmente, os pesquisadores pedem para os animais testados reconhecerem objetos que foram nomeados e mostrados a eles antes, para saber se os bichos conseguem associar o som à determinada coisa.

Isso dificilmente funcionaria com os gatos! Eles poderiam até reconhecer o som, mas demandam treinos muito mais exigentes para ter a mesma resposta que um cachorro, por exemplo. Daí os cientistas bolaram um novo teste, mais simples, que exige menos esforço – bem como os felinos costumam preferir.

O novo teste consistiu em um alto falante que repetia quatro substantivos aleatórios seguidos pelo nome do gato, todos na mesma entonação de voz. Com isso, gravações de vídeo foram realizadas para observar as reações e movimentos naturais dos animais.

Veja também:   Quantas pessoas já morreram tentando fazer uma selfie?

Até quando as quatro palavras aleatórias que ouviam incluíam nomes de outros gatos que convivem juntos, os felinos conseguiam distinguir seus próprios nomes.

Atsuko Saito, cientista que liderou a pesquisa, acrescentou que o estudo esclarece um pouco da relação entre felinos e humanos. “Gatos entendem as pistas humanas melhor do que muitas pessoas pensam”, disse ela.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com