Pessoas criativas têm mais chance de ter problemas mentais; diz estudo

0

Todo mundo conhece alguém extremamente criativo que por vezes é chamado de louco. Não é regra, mas segundo um estudo, pessoas criativas possuem mais chance de desenvolver problemas mentais. No final das contas, não é que as duas coisas têm relação mesmo?

Um estudo sobre o assunto foi elaborado na Suécia, levando em conta toda a população do país. Isso mesmo, enquanto a maioria das pesquisas desse tipo conta com dezenas ou no máximo algumas centenas de pessoas, esse estudo testou 4,5 milhões de pessoas.

A pesquisa consistiu em um mapeamento de todas as pessoas na Suécia que fazem faculdade de artes, sejam cênicas, plásticas ou qualquer tipo. Depois, os cientistas analisaram todos os casos de internação por problemas psiquiátricos no país e fizeram um cruzamento de perfis.

A conclusão foi de que cerca de 90% dos estudantes de arte tem um perfil com tendência a desenvolver algum tipo de problema mental como esquizofrenia. Outros distúrbios como transtorno bipolar e depressão também se mostraram associados às mentes criativas dos estudantes de arte.

E isso que o estudo só leva em conta os universitários, logo, esse número pode aumentar consideravelmente se forem contadas as pessoas já formadas e os indivíduos considerados criativos em outras áreas do conhecimento.

Maluco beleza

O estudo é um bom indicador, mas não é possível ainda usá-lo como um dado exato. Novas pesquisas em outras áreas devem mapear melhor essa relação entre problemas mentais e criatividade.

No entanto, não faltam casos na história que ajudam a provar as informações na pesquisa. Grandes gênios criativos como Beethoven, Van Gogh e muitos outros em todas as épocas, tiveram casos de distúrbios mentais registrados, variando de depressões comuns a casos graves de esquizofrenia.

Porém, o que se sabe até agora, ainda não é suficiente para ficar com medo daquele seu amigo mais “alternativo”.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com