Por que o polo norte magnético da Terra está mudando de lugar?

1

Cientistas se esforçam para descobrir por que o polo norte magnético da Terra está mudando de lugar.

Depois de muito tempo eles podem ter encontrado a razão, que tem relação direta com a rocha derretida das camadas mais internas da Terra e a alteração que isso causa no magnetismo das camadas mais altas. É como se duas regiões do planeta estivessem “brigando” pelo polo norte.

O polo norte magnético tem se deslocado no globo e de forma bem rápida. O ponto exato está oscilando entre o norte do Canadá, seu local “correto”, e algum ponto da Sibéria, na Rússia.

E a velocidade com que isso está acontecendo é um problema, já que afeta os dados de GPS do mundo inteiro, desde os sistemas militares extremamente precisos até o aplicativo de mapas do seu celular.

Os cientistas têm notado uma mudança no fluxo de magma na região norte do planeta, que eles acreditam ser a principal razão para a mudança de local do polo magnético. Ele começou a se mover ainda nos anos 90, mas em 2017 cruzou a linha internacional de data, saindo de Nunavut, no Canadá, para algum ponto da remota Sibéria.

Até agora, é estimado que o polo norte magnético esteja se movendo a uma velocidade entre 50 e 60 quilômetros por ano, mas deve desacelerar em algum momento. O polo norte magnético é o ponto exato onde as ondas do campo magnético da Terra se tornam perpendiculares em relação à superfície.

Todos os polos

É interessante notar, no entanto, que existem três polos norte na Terra, cada um demarcando algo bem específico.

O primeiro deles é o polo norte geográfico, que é o ponto por onde o eixo de rotação passaria se existisse fisicamente. Existe ainda o polo norte geomagnético, que consiste no ponto mais ou menos exato em relação ao polo sul.

O terceiro deles é o polo norte magnético, que é esse que tem se movido. Ele possui mais relação com o campo magnético da Terra e a forma como as ondas desse campo se comportam ao redor do planeta. Há algumas décadas, ele vem sofrendo alterações.



Discussão1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com