Por que as pessoas não têm olhos na cor laranja como os animais?

1

O reino animal é cheio de criaturas com olhos de cores bem diferentes: O Corujão-orelhudo tem impressionantes olhos dourados, enquanto os gatos enxergam através de seus brilhantes olhos verdes, amarelos ou mesmo laranja. Então, por que os seres humanos não tem estas cores em seus olhos?

Segundo Mark Fromer, um oftalmologista do Hospital Lenox Hill, em Nova York, na verdade, essas cores oculares surpreendentes nos animais, não são tão diferentes das cores encontradas nos olhos humanos.

Quando as pessoas falam sobre a cor dos olhos, elas estão realmente se referindo à cor da íris, um anel de músculo (conhecido como um esfíncter) dentro do olho. Se a íris contém uma grande quantidade de melanina, ou pigmento, o olho vai parecer marrom, diz Fromer. Caso essa quantidade de melanina seja menor, o olho aparentará cores como o castanho, verde ou azul.

Animais com cores de olhos incomuns caiem na mesma sucessão de cores.

Não é incomum para os gatos terem olhos verdes brilhantes.
Não é incomum para os gatos terem olhos verdes brilhantes

A cor laranja é na verdade âmbar, já a cor dourada é uma variação do marrom. Elas são todas variações ao longo de uma linha muito comum de cor, a partir do marrom, indo do amarelo ao castanho, do castanho ao verde e do verde ao azul.

Mas há algumas exceções, como por exemplo, a rã de olhos vermelhos. Pois a cor vermelha, normalmente, não está incluída nesta escala de cores. É um equívoco comum que faz com que indivíduos albinos tenham olhos na cor vermelha. Na realidade, sua íris não têm qualquer pigmento, porque o gene que controla a produção de melanina é completamente desligado em animais albinos. Em vez disso, a cor vermelha vem dos vasos sanguíneos que suportam a íris.

Veja também:   Conheça o homem se alimenta exclusivamente de carne crua; saiba o motivo

A íris

A primeira coisa que notamos ao olharmos alguém nos olhos, é a área colorida chamada de íris. A íris se encontra dentro olho e fica localizada logo atrás de uma pequena parte que sobressai da superfície anterior do olho, chamada “córnea”, que é transparente.

Quando é aumentada a intensidade de luz, os músculos da íris reduzem o tamanho da pupila para proteger a parte interior do olho de danos causados pela exposição excessiva à luz.

A íris humana é a parte colorida dos olhos e é absolutamente única. Alguns sistemas de segurança até utilizam o reconhecimento da íris, pois ela é unica.

Elizabeth Taylor
Elizabeth Taylor

Quando perguntado sobre o rumor de que a atriz Elizabeth Taylor (1932-2011) tinha olhos na cor violeta, Fromer diz nunca ter ouvido falar, ou ter visto de pessoas com olhos na cor roxa. Mas ele acredita que seria possível uma pessoa ter olhos azuis claros e vasos sanguíneos vermelhos proeminentes, assim formando a cor vileta, pois as cores azul e vermelha foram a cor púrpura (violeta).

Além disso, ele acrescenta que a cor dos olhos de uma pessoa pode parecer de outra cor quando os olhos de dilatam ou se contraem. Quando olho é dilatado (isto é, quando a pupila fica grande para que ela possa absorver mais luz), a íris é comprimida, sendo assim, ela pode parecer mais escura porque o pigmento é “amontoado” em uma área menor.

Em contraste, quando o olho é “apertado”, num dia de sol brilhante, por exemplo, a pupila se contrai e a íris cresce em tamanho. Quando isso acontece, a cor da íris pode parecer menos intensa, porque o pigmento fica mais espalhado.

Veja também:   Cadáveres se mexem até um ano depois da morte; entenda os motivos

Mas, independentemente se íris é dilatada ou contraída, é altamente improvável que os seres humanos tenham olhos da mesma cor que os animais, como por exemplo as corujas ou os gatos.

Para que esses tons extremos aparecessem, seriam necessários valores atípicos significativos com cores, significativamente, anormais para que os olhos humanos encontrassem tais tons. E claro, isto é bastante improvável.

Fonte



Discussion1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com