Por que batata frita tem o gosto tão ruim quando está fria?

0

Quando fria, a batata frita tem um péssimo gosto. Perde o sabor, endurece e ganha uma bizarra consistência arenosa.

Mas como um alimento saboroso, por vezes crocante e de consistência tão próxima da perfeição pode ficar tão ruim apenas alguns minutos após seu preparo? Esse é um dos grandes mistérios entre os fãs de fast food. E temos a resposta para este enigma.

Em entrevista ao LiveScience, o professor Matt Hartings, da American University de Washington, explicou os motivos pelos quais a batata frita fica tão ruim quando fria. O principal está relacionado a uma mudança natural de textura relacionada à temperatura do alimento.

A química peculiar da batata justifica a mudança de textura, segundo Hartings. O alimento é repleto de amido, que tem bom sabor quando está “hidratado”.

Exercício de imaginação

batatas-fritas

O professor sugeriu que, para entender a mudança de textura, basta pensar em batatas como pequenas esferas de cristal. Em altas temperaturas, a água entra dentro das esferas e as preenche como balões. Esse aspecto é o que mais atrai as pessoas com relação às batatas fritas.

Quando a temperatura abaixa, a água sai das esferas de cristal e perde-se a textura fofa e macia. É a mesma coisa com a batata frita, que endurece.

E para onde vai a água que saiu da batata? Para a sua superfície, o que dá um aspecto encharcado ao alimento quando já está frio.

Temperatura e cheiro

batata-frita

A temperatura em si também serve para compreender o fenômeno. O calor pode potencializar os sabores das comidas. Basta imaginar como fica o seu cafezinho depois que esfria.

O cheiro, por fim, é um fator de influência. Batata frita fresca tem um ótimo aroma, mas perde-se esse elemento quando o alimento esfria. Com isso, o sabor também vai embora.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com