Por que cangurus e outros animais diferentes só existem na Austrália

0

A fauna da Austrália é uma das características mais marcantes do país. Mas por que cangurus, ornitorrincos e outros animais exóticos só existem por lá? O principal motivo é a geografia do local e o aparente isolamento, que permitiu que as espécies do local evoluíssem sozinhas, sem uma interação muito grande com animais de outros lugares próximos, como aconteceu no resto do mundo.

canguru (2)

O canguru, animais mais famoso da Austrália, é um dos grandes exemplos dessa fauna tão peculiar. Membro da família dos mamíferos marsupiais, animais cujos filhotes terminam seu desenvolvimento dentro de uma bolsa chamada marsúpio, que fica na barriga da mãe, o canguru não tem espécies similares próximas e provavelmente evoluiu de espécies primitivas que tiveram pouca ou nenhuma interação com espécies de lugares vizinhos. Outros marsupiais são o coala e o demônio-da-tasmânia, todos endêmicos.

coala1

A Austrália também conta com uma grande variedade de répteis, sendo o país com a maior quantidade e diversidade de lagartos no mundo. É também o único país onde as espécies de cobras venenosas existem em maior número do que as que não possuem veneno. Lá também podem ser encontrados crocodilos de água salgada, endêmicos da Austrália, ou seja, que não existem em outro lugar do mundo, alcançando até 7 metros de comprimento e pesando até uma tonelada.

crocodilo

Quebra-cabeça vivo

No entanto, entre animais simpáticos como os cangurus e coalas, e mesmo entre as perigosas cobras e os crocodilos, um animal australiano que se destaca é o curioso ornitorrinco, um mamífero que possui um bico parecido com o dos patos, rabo similar ao de um castor, e que bota ovos, além de ser um exímio nadador.

Veja também:   Hoje! Última Superlua do ano poderá ser vista na noite desta quarta-feira

ornitorrinco

Como se não bastasse, o ornitorrinco possui esporões venenosos na parte traseira das patas, contribuindo ainda mais para a fama dos animais australianos, que aparentemente são sempre peçonhentos ou perigosos de alguma outra forma. Mas com certeza nenhum deles desperta tanta curiosidade quanto o ornitorrinco, que mais parece um quebra-cabeça com partes de vários animais.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com