Quem nunca se distraiu ou deixou alguém falando sozinho enquanto dava uma olhada nas mensagens no celular? Os aplicativos e redes sociais estão cada vez mais fazendo parte do nosso dia-a-dia. Todo mundo concorda que eles acabam tomando bastante do nosso tempo, mas pesquisas indicam que relacionamentos estão sendo prejudicados por causa dos smartphones.
Não curti
A Universidade de Baylor, em Waco, Texas, realizou estudos sobre relacionamentos e o uso de smartphones. Os números desanimam: 70% dos entrevistados pela pesquisa disseram que o celular já atrapalhou o contato com seus parceiros.
Em outra pesquisa, 36,6% dos entrevistados diz que já ficaram tristes com seus parceiros por se sentirem trocados pelo celular. 22,6% acham que os relacionamentos estão piorando, tudo por conta do smartphone.
Como não virar escravo dos smartphones
Especialistas em terapia de casais e relacionamentos dão dicas como: desligar o celular por alguns minutos ou horas, pelo menos uma vez por dia, não exagerar nas fotos e tomar cuidado com o tempo checando as redes sociais e mensagens.
A terapeuta Carin Goldstein alerta: “A mídia social tem muitos benefícios positivos, mas também pode fazer com que as pessoas busquem gratificação imediata em vez de experimentar a satisfação do momento”.
Sempre vale a pena também conversar com o parceiro e saber reconhecer quando um dos dois está exagerando. Nada de sentar para jantar e ficar conversando com outras pessoas pelo celular. Uma boa conversa olho a olho e um clima agradável, essa é a receita infalível para resgatar um relacionamento que se perdeu entre memes, mensagens, fotos e curtidas.