Marca americana lança linha de roupas polêmica com suástica e arco-íris

0

Uma nova marca de roupas nos Estados Unidos chamada KA Design lançou uma linha de roupas que causou revolta nas redes sociais. As camisetas e moletons da coleção apresentavam uma estampa com o desenho de uma suástica, em um fundo multicolorido com a palavra “peace” (paz).

Segundo a empresa, a ideia era “compartilhar a beleza do símbolo desassociado do ódio que o persegue”. O impacto da coleção, ao contrário do esperado pela marca, foi extremamente negativo. No Twitter, a campanha foi fortemente atacada e chamada de “nojenta”, “obscena”, entre outros.

A comunidade LGBT ficou especialmente ofendida por causa do fundo da imagem, pintado em degradê com as cores do arco-íris. As mesmas cores foram usadas na bandeira do movimento, criada pelo artista americano Gilbert Baker.

Devido às críticas pesadas, a KA Design lançou em seguida uma nova estampa, desta vez com um símbolo de “proibido” por cima da suástica. Não se sabe ainda se a ideia era levada a sério pela empresa ou se era apenas uma jogada de marketing. Em ambos os casos, o resultado foi bem diferente do esperado.

Símbolo marcado na história

A suástica é um símbolo que aparece em quase todas as culturas ao redor do mundo desde a pré-história. Inicialmente ela representava ideais de bem-estar, felicidade e boa sorte. Isso muda em 1920, quando o Partido Nazista alemão adota o símbolo como emblema, chamando-a “hakenkreuz” (cruz em gancho). Hoje a suástica é associada às atrocidades e o terror cometido pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Ela é proibida em vários países.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com