Muita gente por aí que precisa usar lentes de contato possui o hábito de descartar as mais antigas no vaso sanitário. Um estudo recente, conduzido na Universidade do Estado de Arizona, nos EUA, mostrou que quase 20% dos usuários têm esse costuma. E recomenda a todos que parem com isso por um simples motivo.
Tudo começou quando o engenheiro ambiental Rolf Halden, da universidade em questão e que também utiliza lentes de contato, começou a se perguntar se havia um estudo que analisava os impactos do descarte das lentes de contato. Como não encontrou nenhum, decidiu realizar o primeiro.
Na primeira parte do estudo, Halden e sua equipe fizeram perguntas a usuários de lentes de contato sobre o assunto. 19% deles admitiram que jogavam as antigas pelo vaso sanitário.
Depois, os pesquisadores decidiram descobrir o que acontece com essas lentes de contato. Após irem até estações de tratamento de água, encontraram diversos fragmentos delas, o que indica que elas são tão pequenas que não ficam retidas em filtros e ainda se quebram durante o processo.
Por fim, a equipe decidiu analisar se elas poderiam se biodegradar. Só que mesmo após usarem micro-organismos aeróbicos e anaeróbicos, que são encontrados em estações de tratamento de água, por algum tempo, a maior parte das lentes de contato continuaram intactas.
“As lentes são dispositivos médicos, você não espera que elas se degradem rapidamente. Isso é bom para os usuários enquantos as usam, mas não é bom quando elas param no meio ambiente”, revelou Halden.
E com elas podem afetar o meio ambiente? É muito comum que água de tratamento de esgoto acabe parando no solo ou em outros ambientes aquáticos, e animais podem confundir os pedaços das lentes de contato com comida. E podem parar até mesmo no meio da cadeia alimentar humana.
E o que pode ser feito? Por incrível que pareça, nem as fabricantes parecem saber, já que elas não costumam passar orientações de como descartar as lentes de contato.
“Um primeiro passo muito simples é que as fabricantes começem a colocar nas embalagens algumas orientações sobre como descartar corretamente as lentes de contato. O certo é colocá-las em meio ao lixo sólido comum”, disse Halden.
Eis um bom motivo pra você nunca mais fazer isso, não é mesmo?