Porco mais feio do mundo é registrado em seu habitat pela primeira vez

0

Cientistas capturaram imagens da espécie que alguns achavam que já poderia estar extinta. O warty pig (porco verruguento, em inglês) é um suíno com grande quantidade de pelos e verrugas na face.

Os animais, que vivem em todo o sudeste da Ásia foram filmados na ilha de Java, na Indonésia. Eles estão seriamente ameaçados de extinção devido ao desmatamento das áreas onde habitam. A pesquisadora Johanna Rode-Margono, do Zoológico de Chester, no Reino Unido, diz que toda a equipe ficou surpresa com as imagens. “Estávamos realmente preocupados achando que eles poderiam ter desaparecido. Para mim eles não são feios, são lindos”, brinca a cientista.

O porco está desaparecendo da região também pela caça esportiva e por ser considerado uma ameaça para as plantações. Alguns indivíduos da espécie estão cruzando com javalis europeus e gerando híbridos. Essa miscigenação também pode colaborar para o fim da espécie.

Centros de conservação na ilha de Java estão criando os porcos em cativeiro, para que sejam posteriormente reintroduzidos em áreas seguras. Rode-Morgono ainda tem esperança de salvar a espécie. “Ainda há esperança. Se pudermos administrar alguns projetos de conservação, talvez seja possível manter essas espécies”, afirma.

O desmatamento na Indonésia

A Indonésia vive um grande problema em relação a suas florestas. Plantações de palmas e várias outras estão dizimando a mata nativa. Um estudo mostrou que entre os anos 2000 e 2012 o país perdeu cerca de 6 milhões de hectares de floresta tropical.

Além do desmatamento, a fauna do país também sofre com a caça e o comércio ilegais de espécies nativas de pássaros, macacos e outros animais. ONGs que lutam pela conservação dos animais e da floresta têm contratado ex-caçadores para fazer a segurança de áreas ameaçadas.

Diversas espécies de animais da Indonésia correm risco de extinção na Indonésia atualment



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com