Primeira guerra cibernética mundial pode estar prestes a acontecer

0

O início de uma guerra no mundo físico é bem fácil de se perceber. É assim desde os conflitos mais antigos, como a duas primeiras guerras mundiais, e principalmente nos dias de hoje, em especial embates como a Guerra Civil Síria e a insurgência de grupos terroristas como o Estado Islâmico e o Boko Haram.

Mas há quem defenda que no atual momento estamos prestes a vivenciar a primeira guerra mundial cibernética. Outros já preferem dizer que ela já está ocorrendo neste exato momento, e você irá entender o porquê.

Provável início em 2010

stuxnet

Os que defendem a teoria de que a guerra já começou afirmam que ela teve suas origens em junho de 2010.  A empresa de segurança VBA 32 descobriu a existência do Stuxnet, um malware complexo que infectou e danificou as usinas de enriquecimento de urânio do Irã. Foi a primeira vez que um vírus de computador ultrapassou o limite do físico e o virtual, pois além dos prejuízos financeiros, colocou a vida de milhares de inocentes em risco.

Até hoje não se sabe quem foi que criou o Stuxnet. Mas muitos defendem a ideia de que ele foi criado pelo governo dos Estados Unidos, em parceria com Israel, justamente para prejudicar o programa nuclear iraniano. A participação da Rússia no ataque foi descartada, visto que mais de 9 mil computadores do país também foram infectados pelo vírus.

  Coreia do Norte e Estados Unidos trocam farpas em debate tenso na ONU

Desde então, o número de ataques cibernéticos sofridos pelas grandes potências aumentou vertiginosamente. O caso mais recente aconteceu dia 21 do mês passado, quando a Dyn, uma das maiores empresas de DNS dos Estados Unidos, sofreu um misterioso ataque, o que derrubou diversos websites e serviços do país.

Guerra fria cibernética?

taking-down-the-internet-ddos-attack-dyn-dns

Muitos acreditam que este ataque a Dyn foi uma operação conjunta de hackers patrocinados pela Rússia. Vale lembrar que alguns dias antes, os Estados Unidos culparam os russos pelo vazamento de aproximadamente 20 mil e-mails trocados entre membros do Comitê Nacional Democrata, que coordena as atividades do Partido Democrata.

Mas muitos internautas também afirmam que o ataque a Dyn aconteceu justamente após os Estados Unidos ameaçarem retaliar a Rússia no âmbito cibernético. Um porta-voz do presidente russo, Vladimir Putin, mostrou insatisfação com a postura dos americanos. “Todos os dias o site de Putin é atacado por dezenas de hackers. Vários dos ataques são rastreados como tendo origem nos EUA, mas nós não culpamos a Casa Branca por isso”, disse.

Exércitos para a guerra cibernética

the-nsa-trained-edward-snowden-to-be-an-elite-hacker

As grandes potências globais possuem, hoje, dentro de seu setor de segurança nacional, uma espécie de exército cibernético, formado por hackers experientes para defender os interesses do país e protegê-lo de uma guerra cibernética. Os Estados Unidos possuem o Office of Tailored Access Operations (TAO), ou Escritório de Operações de Acessos Adaptados, em tradução literal. A Rússia também não fica atrás, e suas atividades militares cibernéticas são coordenadas pelo Serviço de Segurança Federal (ou FSB, na sigla em inglês).

  10 fatos assustadores e perturbadores sobre o Facebook

A Coreia do Norte, considerado por muitos o país mais fechado do mundo, também possui seu exército, que ganhou a alcunha de Bureau 121. A unidade ganhou notoriedade após derrubar os servidores da Sony Pictures, que estava prestes a lançar o filme A Entrevista, que satirizava o ditador do país, Kim Jong-Un.

Até mesmo o Brasil possui infraestrutura militar para combater um possível ataque cibernético. A unidade se chama Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) e responde diretamente ao Ministério da Defesa.

Mesmo que nosso país quase não sofra com ataques cibernéticos, é sempre bom estar preparado. Afinal, nunca se sabe quando este conflito pode tomar proporções mundiais. Se já não tomou, como muitos garantem.

Texto por Augusto Ikeda, edição por Igor Miranda

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com