Puérpera? Descubra se você faz parte do grupo de vacinação contra gripe

0

A campanha de vacinação contra a gripe começou, mas somente para alguns grupos específicos como é o caso das puérperas. Entenda quem faz parte do público prioritário.

Muita gente não entende o que significa a palavra “puérpera” e, por isso, ficou sem entender se estaria incluído no grupo.

A palavra se trata do período pós-parto, que é nomeado como puerpério, mas conhecido popularmente como “resguardo”.

Nessa época, a mulher enfrenta diversas modificações corporais físicas e psicológicas e uma série de cuidados especiais são necessários durante a fase pós-gestação.

O período puerpério costuma durar cerca de seis semanas e começa a ser contado após o nascimento do bebê.

A amamentação da gestação também faz parte desse momento e causa aumento de hormônios que interferem no ciclo menstruar, fazendo com que a mulher possa ficar entre 6 e 8 meses sem ocular.

Fases da mulher puérpera

O período puerpério pode ser dividido em três fases:

  • Nas primeiras horas após o parto, sendo chamado de puerpério imediato.
  • Acontece até o décimo dia pós-parto, sendo chamado de puerpério tardio. Aqui, o útero começa a liberar resíduos da placenta.
  • Ocorre a partir do 45º dia depois do nascimento do bebê, sendo chamado de puerpério remoto e dura até o retorno da função reprodutiva.

Além das três fases, pode existir um quarto momento que é caracterizado quando existem complicações na recuperação pós-gestação. Esse puerpério é conhecido como patológico e pode ser reconhecido após acontecimento hemorrágicos, depressão pós-parto, infecções e até outras psicopatologias.

Vacinação contra a gripe

O período de vacinação no Brasil começou na segunda-feira (12) e sofreu alteração, do Ministério da Saúde, na ordem dos grupos prioritários para não entrar em conflitos com o calendário do combate contra a Covid-19, que acontece paralelamente.

A campanha contra a Influenza vai até 9 de julho, mas as mulheres puérperas já estão presentes na 1ª etapa de vacinação, que ocorre até o dia 10 de maio.

Confira abaixo os grupos prioritários:



  1. etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
  2. etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores;
  3. etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com