Qual a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha?

0

Embora muita gente confunda os termos, Inglaterra, Reuni Unido e Grã-Bretanha representam coisas diferentes, envolvendo questões políticas e geográficas. Eles estão diretamente ligados entre si, mas misturar tudo pode causar grandes problemas em alguns lugares onde rivalidades que nasceram há séculos existem até hoje, mesmo que de forma bem mais pacífica.

Vamos começar pela Inglaterra, que é uma nação. Ela fica localizada em uma ilha, chamada Grã-Bretanha, onde existem outras duas nações: o País de Gales e a Escócia. As três nações que ficam dentro da ilha da Grã-Bretanha junto com a Irlanda do Norte, outra nação que fica em outra ilha, formam o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, cujo nome abreviamos para Reino Unido.

A geopolítica das ilhas britânicas é realmente complicada, mas basicamente o país é o Reino Unido. É essa entidade governamental que responde em conferências internacionais e relações com outros países. As nações que fazem parte do Reino Unido possuem um grau limitado de autonomia, algo que vem sendo alvo de disputas há séculos, já que todas são, pelo menos em teoria, subordinados à coroa da Inglaterra.

A Escócia, por exemplo, cujo povo é rival histórico dos ingleses, contrariou as regras da coroa e montou um parlamento próprio em 1999. Em competições esportivas a confusão também é grande já que em Copas do Mundo, cada nação possui sua própria seleção, enquanto nos Jogos Olímpicos, todos competem sob a bandeira do Reino Unido.

Veja também:   Mulher encontra criaturas bizarras em sua cozinha e vídeo viraliza

O império onde o Sol jamais se põe

Os domínios do que hoje é chamado Reino Unido já foram muito maiores, apesar de ainda serem grandes. O país, anteriormente chamado de Império Britânico, ficou conhecido como “o império onde o Sol jamais se põe”, já que possuía tantos domínios ao redor do mundo, que sempre era dia em pelo menos um lugar que pertencia aos britânicos.

Colônias importantes, como a Índia, se tornaram independentes ao longo do tempo, porém a coroa britânica continua tendo influência sobre algumas colônias que são, na prática, independentes. Em países como o Canadá, Austrália, Nova Zelândia e outros, a Rainha Elizabeth II ainda é reconhecida como chefe de estado. Essas colônias “não-oficiais” formam o que é chamado de Comunidade Britânica.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com