Qual é a principal função do canto dos pássaros?

0

Uma das coisas mais agradáveis e relaxantes de se ouvir é o som que os pássaros fazem. Dos cantos mais simples, como dos bem-te-vis, aos mais complexos, como dos sabiás, os cantos agradam aos nossos ouvidos.

Os pássaros cantam não só por um motivo, mas sim por vários. Segundo Gail Buhl, gerente do Programa Educacional do Centro Raptor na Universidade de Minnesota, os ‘pássaros cantores’ são, principalmente, machos que tentam proteger seu território e atrair uma fêmea.

Essa é a função primordial do canto. É como se eles quisessem dizer: “esta é a minha área e eu quero que todos, especialmente todos os outros machos da redondeza, saibam que este é o meu território”.

Outros animais marcam seu território urinando ou esfregando seu cheiro em todos os lugares. Os pássaros cantam. Isso não é algo só da natureza selvagem – humanos também fazem isso. Um exemplo disso é que nós demarcamos nosso território ou área com cercas. No mundo das aves, essa marcação territorial é feita ao cantarolar repetidas vezes.

Caso essa canção atraia um companheira, melhor ainda para o macho. Existem cerca de 10 mil espécies de aves no mundo e cada uma se difere neste aspecto, no entanto, na maioria das vezes, a fêmea é quem escolhe o companheiro, e não o contrário.

Para as fêmeas, é como se o canto do macho tivesse esse significado: “você que está passando, me ouça, porque eu canto muito bem! Sou um macho saudável! Você deve parar e me dar atenção!”.

pássaro-cantando-pra-fêmea

Risco para os pássaros

Este ritual de acasalamento tem um alto preço para ambos os sexos. Enquanto o macho canta para a fêmea, ele não pode sair para se alimentar e, dependo da espécie, isso pode levar bastante tempo. Além disso, o processo torna o macho mais visível aos predadores.

  Xingar é realmente um sinal de mais inteligência, dizem cientistas

Para as fêmeas, será necessária muita energia para pôr ovos e cuidar de seus filhotes, então ela tem que ter certeza de que escolheu o parceiro certo antes de colocar todos os seus ovos no ninho.

Filhotes

Você já deve ter notado, também, que os filhotes emitem um som pouco agradável aos nossos ouvidos quando “tentam” cantar. Para eles, porém, a função é diferente.

Para os filhotes, o som é destinado a ser assim. Precisa ser desagradável. É como um sinal sonoro de alerta e tem o propósito de chamar a atenção dos pais.

Canto “econômico”

Muitas vezes, durante o inverno, os pássaros cantam menos notas, ou apenas uma nota, um para o outro. Estas notas são simplesmente uma forma de alertar o bando de seu paradeiro e anunciar se há comida ou perigo nas proximidades.

fonte: livescience



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com