Qual é a diferença entre socialismo e comunismo? Entenda

0

Você, com certeza, já deve ter se perguntado o seguinte: afinal, o certo é dizer comunismo ou socialismo? Por mais que muitas pessoas acreditem que as palavras possuem o mesmo significado com relação à ideologia política, saiba que existe uma pequena diferença que muda muita coisa.

Já sabemos que Marx e Engels são considerados os “pais” dessa ideologia, por terem lançado a teoria marxista no século 19. De acordo com o que foi dito pela dupla, o socialismo seria apenas uma das etapas para se chegar ao comunismo, que em tese, seria o substituto do capitalismo. Esse processo resultaria no desaparecimento de classes sociais e até mesmo do próprio Estado, como defende o anarquismo.

Detalhando um pouco mais cada conceito, no socialismo, a sociedade seria a grande responsável por controlar a produção e a distribuição de seus bens, para garantir a igualdade e a cooperação. E tudo isso resultaria no comunismo, o momento em que todos os trabalhadores seriam proprietários do seu trabalho e dos bens de produção.

No entanto, com o passar dos anos, vários estudiosos afirmam que as duas expressões também ganharam outros significados. Por exemplo, o socialismo seria uma corrente oposta ao comunismo, pois a primeira defende a democracia, enquanto que a segunda já seria um modelo para regimes mais autoritários.

Ainda nesta linha de pensamento, até mesmo para críticos de esquerda, os países chamados comunistas dos dias atuais, como Cuba, China e Coreia do Norte, não podem ser chamados de socialistas. O motivo? Eles possuem estados fortes e justamente autoritários, já que eles não passam de uma burocracia ligada a um único partido, que diz exercer seu poder em nome de todos os trabalhadores.

Por esse motivo que muitos também afirmam que os países do chamado bloco comunista durante a Guerra Fria não podiam ser chamados de socialistas, já que quase todos eram compostos por ditaduras, em muitos casos, sangrentas, como foi o caso da União Soviética, Camboja e China, por exemplo.



Veja também:   Borboletas no estômago: por que temos essa reação quando apaixonados?

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com