Poderes telepáticos podem estar prestes a deixar de ser exclusividade de lendas e ficção. Cientistas criaram uma rede cerebral que permite a comunicação simultânea de 3 pessoas através do pensamento, algo impensável até pouco tempo. Experimentos semelhantes já haviam sido realizados, mas apenas com duas pessoas em sistemas de perguntas e respostas simples como “sim” e “não”.
Neurocientistas das universidades de Washington e Carnegie Mellon, ambas nos Estados Unidos, basearam a rede cerebral em uma espécie de jogo similar ao clássico Tetris, onde blocos de formatos variados precisam ser encaixados em sequência nos espaços correspondentes. Só que tudo isso é controlado pelo pensamento de três pessoas.
Funciona da seguinte forma: duas pessoas deveriam decidir se uma peça deveria ser rotacionada para encaixar no espaço disponível e enviar a decisão para uma terceira pessoa, tudo isso através de um sistema de leds que se acendiam conforme a atividade detectada por eletrodos na cabeça dos jogadores. A terceira pessoa do experimento encaixava a peça e recebia, pelo mesmo sistema, o feedback dos dois primeiros jogadores, para saber se havia tomado a decisão certa em rotacionar ou não os blocos.
Os pesquisadores chamam a rede cerebral de BrainNet e é claro que ela ainda necessita de muito desenvolvimento. Mas a intenção é que em breve pessoas de qualquer lugar do mundo possam se conectar através da internet e pensar em soluções de problemas coletivamente.
Captando a mensagem
Parece pouco, mas os pesquisadores percorreram um longo caminho até conseguirem dar o primeiro passo em relação a essa rede cerebral. Os mesmos cientistas já haviam conseguido unir dois cérebros em torno do mesmo pensamento, dessa vez um jogo de perguntas e respostas de “sim” ou “não”.
Os participantes do experimento respondiam perguntas de forma afirmativa ou negativa, novamente com a ajuda de leds que se acendiam de acordo com a atividade cerebral detectada. Parece que em breve o Professor X dos quadrinhos e cinema terá concorrência.