Rede cerebral permite que 3 pessoas se comuniquem pelo pensamento

0

Poderes telepáticos podem estar prestes a deixar de ser exclusividade de lendas e ficção. Cientistas criaram uma rede cerebral que permite a comunicação simultânea de 3 pessoas através do pensamento, algo impensável até pouco tempo. Experimentos semelhantes já haviam sido realizados, mas apenas com duas pessoas em sistemas de perguntas e respostas simples como “sim” e “não”.

Neurocientistas das universidades de Washington e Carnegie Mellon, ambas nos Estados Unidos, basearam a rede cerebral em uma espécie de jogo similar ao clássico Tetris, onde blocos de formatos variados precisam ser encaixados em sequência nos espaços correspondentes. Só que tudo isso é controlado pelo pensamento de três pessoas.

Funciona da seguinte forma: duas pessoas deveriam decidir se uma peça deveria ser rotacionada para encaixar no espaço disponível e enviar a decisão para uma terceira pessoa, tudo isso através de um sistema de leds que se acendiam conforme a atividade detectada por eletrodos na cabeça dos jogadores. A terceira pessoa do experimento encaixava a peça e recebia, pelo mesmo sistema, o feedback dos dois primeiros jogadores, para saber se havia tomado a decisão certa em rotacionar ou não os blocos.

Os pesquisadores chamam a rede cerebral de BrainNet e é claro que ela ainda necessita de muito desenvolvimento. Mas a intenção é que em breve pessoas de qualquer lugar do mundo possam se conectar através da internet e pensar em soluções de problemas coletivamente.

Captando a mensagem

Parece pouco, mas os pesquisadores percorreram um longo caminho até conseguirem dar o primeiro passo em relação a essa rede cerebral. Os mesmos cientistas já haviam conseguido unir dois cérebros em torno do mesmo pensamento, dessa vez um jogo de perguntas e respostas de “sim” ou “não”.

Veja também:   Em 'ato contra o fascismo', Ministério da Defesa é hackeado por grupo Anonymous

Os participantes do experimento respondiam perguntas de forma afirmativa ou negativa, novamente com a ajuda de leds que se acendiam de acordo com a atividade cerebral detectada. Parece que em breve o Professor X dos quadrinhos e cinema terá concorrência.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com