Fim da República em Roma pode ter sido causado por vulcão no Alaska; entenda

0

Próximo da virada para o primeiro milênio, a situação em Roma fervia, enquanto um vulcão no Alaska também mantinha as coisas quentes.

Mas qual a relação entre essas duas coisas aparentemente tão distintas? Acontece que o tal vulcão americano pode ter sido um dos responsáveis pelo fim da República romana, dando início ao Império propriamente dito, de forma inusitada.

Pesquisadores têm levado em conta essa hipótese analisando cartas e relatos da época. Cerca de dois anos após o assassinato do ditador Júlio César, em 44 a.C., o clima na Europa ficou estranho.

Temperaturas extremamente frias, céus mais escuros e até névoas negras aparecem nos registros da época, sempre analisados com superstição pelos romanos.

Por muito tempo, suspeitou-se que esses fenômenos eram obra do vulcão Etna, que fica na Sicília, que teve atividade registrada na mesma época.

No entanto, a erupção do Etna foi fraca demais para causar tamanho impacto, apesar de estar mais próximo. Isso levantou a suspeita de que a alteração do clima foi causada por outro vulcão, muito mais distante e poderoso.

Segundo um novo estudo, o verdadeiro culpado seria o vulcão Okmok, na ilha de Umnak, no Alaska. Na mesma época, ele teve uma erupção poderosíssima, que gerou uma cratera de 10 quilômetros de extensão, que existe até hoje no local.

Essa teria sido a erupção que causou mudanças no clima da Europa e afetou a queda da República em Roma, de forma improvável.

Qual a relação?

A erupção do vulcão Okmok no Alaska pode ter causado quedas de temperatura na Europa de até 7,4 graus.

Isso afetou a agricultura e prejudicou as colheitas, causando uma escassez de alimentos que impactou tanto a economia da República como os cidadãos, que passaram muita fome, como mostram os próprios registros da época.

Os cientistas não colocam o vulcão como único causador da mudança política em Roma, já que o sistema já vinha sofrendo desgastes desde antes da morte de Júlio César.

No entanto, ele certamente foi determinante, junto com outros fatores, para que a República romana entrasse em guerra civil e se tornasse um Império, o mais famoso da história.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com