Os drones se tornaram uma verdadeira febre mundial nos últimos anos, mas há quem acredite que eles podem se tornar perigosas armas no futuro. E parece que esse medo se tornou realidade: o Ministério da Defesa da Russa alegou que suas forças na Síria foram atacadas por um enxame desses robôs no início deste ano.
Essa é a primeira vez que um ataque desta natureza é registrado por algum exército. O ataque teria ocorrido no último dia 5 janeiro. O ministério apenas disse que as forças russas “se defenderam, com sucesso, de um ataque terrorista que usava veículos aéreos sem tripulantes.”
Ainda segundo a declaração do ministério, esse enxame continha um total de 13 drones, que eram pequenos em tamanho e foram avistados a uma distância próxima de bases militares russas na Síria.
Três desses drones conseguiram ser capturados pelas forças russas. Já outros três explodiram assim que tocaram o solo e os demais acabaram sendo abatidos por mísseis lançados pelo veículo Pantsir-S1, que é um sistema de artilharia anti-aérea móvel.
Algumas fotos dos drones capturados foram divulgadas pelo Ministério da Defesa da Rússia. Em um primeiro momento, eles aparentam ter um estrutura precária, mas análises revelaram que estavam armados com vários explosivos. Eles foram lançados de um local distante 50 km da base russa e eram navegados a partir de um sistema de GPS e sensores de controle de altitude.
Ainda não se sabe quem teria lançado esse ataque, já que ninguém ou algum grupo assumiu sua autoria. Mas como seria uma tecnologia avançada até demais para ser utilizada para militantes locais, os russos acreditam que os robôs podem ter sido dados pelos Estados Unidos, algo que o Pentágono já disse ser “absolutamente falso.”
Independente de quem seja o responsável por esse ataque, ele só confirma o medo de muitas pessoas, citado no início do texto: de que os drones se tornem uma nova arma.
“Ninguém sabe o quanto que essas informações são precisas, mas o número de drones lançados nas instalações estão corretos, esse parece ser o primeiro ataque coordenado e de larga escala de drones em uma base fixa como essa. Parece que a era dos enxames de drones começou, e essa é uma realidade terrível”, disse o jornalista Tyler Rogoway.