Sealand, a nação misteriosa que fica em uma plataforma no meio do mar

0

Você provavelmente jamais escutou falar do Principado de Sealand, não é mesmo? O local esta entre as menores micronações do planeta e está localizada em uma plataforma em alto mar que foi construída durante a 2ª Guerra Mundial. Conheça mais detalhes a respeito dessa nação misteriosa abaixo.

Sealand fica a aproximadamente 12 km da costa de Suffolk, na região sudeste da Grã Bretanha. A micronação não é reconhecida pela ONU e os demais países do planeta, mas ainda assim, possui um grande grau de autonomia. O motivo é que na época de sua fundação, em 1967, estava em um local que não pertencia ao Reino Unido.

O local era anteriormente conhecido como HM Fort Roughs, uma plataforma naval construída durante a 2ª Guerra Mundial, mais precisamente no ano de 1942, para impedir os avanços da marina alemã. Os últimos militares abandonaram o local em 1956.

sealand-localização
A localização exata de Sealand

Em 1967, o ex-militar britânico Roy Bates foi até o local acompanhado de sua esposa, Joan, onde tinha a intenção de criar uma espécie de rádio pirata. No entanto, mudou de ideia e criou o Principado de Sealand, e o casal se tornou o Príncipe Roy e a Princesa Joan. A plataforma é considerada independente desde então.

Sealand possui até mesmo uma bandeira, nas cores vermelha, preta e branca, e um hino. Em 1987, surgiu o risco do local se tornar parte do Reino Unido após o país aumentar seus limites marítimos, mas nada disso aconteceu.

A micronação também possui sua própria moeda, que são os dólares de Sealand (que valem o mesmo que um dólar americano). Se você decidir morar no local, pode se tornar um duque ou duquesa por 200 libras (pouco mais de mil reais) e também conseguir sua própria identidade, que custa 25 libras (133 reais).

Atualmente, o governante de Sealand é Michael Bates, filho de Roy Bates, que tinha apenas 14 anos quando o país foi criado. Seu pai morreu aos 91 anos em 2012, enquanto que Joan faleceu em março de 2016.

A bandeira de Sealand
A bandeira de Sealand

Michael tem dois filhos: o Príncipe James e a Princesa Charlotte, que chegaram a participar de um documentário gravado pela BBC em 2011.

Como você já deve ter percebido, só é possível chegar a Sealand por helicóptero ou barco. E apesar de seu exterior nada convidativo, o local é adaptado para a vida humana e é possível viver por lá sem maiores problemas.

Atualmente, 27 pessoas residem em Sealand e o país ainda possui um gato de estimação.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com