Sem Hakuna Matata! Brasil sofre praga de javalis – entenda o porquê

0

Quando falamos em pragas, pensamos em doenças ou insetos, mas algumas partes do Brasil estão sofrendo com uma praga bem inusitada: os javalis. Esses animais são bem diferentes da imagem simpática que temos do Pumba, do desenho O Rei Leão, e podem causar estragos bem grandes quando estão a solta, além de serem bem perigosos em contato com humanos.

Os javalis não são animais nativos do Brasil e é isso que os torna um problema tão grande. Eles acabaram entrando primeiro na região sul, através da fronteira com o Uruguai e como se reproduzem de forma muito rápida, já são um problema no sudeste e em partes do centro-oeste, onde destroem lavouras e causam prejuízos na casa dos milhões para o setor de agricultura.

Além de destruírem as plantações, os javalis também são grandes vetores de doenças como febre aftosa, febre maculosa e raiva, que atingem não só os animais de criação como também podem prejudicar os seres humanos. Como se não bastasse tudo isso, o animal ainda é extremamente agressivo no contato com seres humanos, podendo ferir pessoas gravemente caso acabe migrando para regiões urbanas.

A expansão do animal é tamanha, que alguns acabaram cruzando com espécies de porco doméstico, originando o que os pesquisadores chamam de “javaporco”, um híbrido que se reproduz ainda mais rápido e geralmente se comporta com mais agressividade do que o javali comum.

Como combater

O combate a essa verdadeira praga só pode ser feita com o abate dos javalis e javaporcos, o que é autorizado pelo IBAMA. No entanto, legislações estaduais têm entrado em conflito com essa determinação, principalmente no estado de São Paulo, que em 2018 chegou a oficializar uma lei que proibia a caça de qualquer animal sob qualquer circunstância, o que revoltou agricultores e pecuaristas, que não sabem mais o que fazer para lidar com esses animais.

Veja também:   Profundezas da web: o que são os chans e qual sua relação com crimes

O governo paulista acabou voltando atrás e boa parte do abate desses animais é acompanhado pelo próprio IBAMA. Estima-se que cerca de 1 milhão de javalis vivam soltos no Brasil atualmente. Uma das principais aliadas dos humanos, a onça, também ajuda a caçar os invasores, mas como a população de felinos vem diminuindo devido a vários outros fatores, os javalis estão ganhando a guerra no momento.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com