Será que Marte teve sua primeira erupção vulcânica registrada? Entenda

0

Depois de 50 milhões de anos de total tranquilidade, algumas pessoas estão achando que Marte teve sua primeira erupção vulcânica. Será que os vulcões gigantescos do planeta vermelho realmente acordaram ou tudo se trata de um engano? Ao contrário do que possa parecer, parece que as montanhas marcianas felizmente continuam adormecidas.

Marte é cheio de enormes vulcões, todos eles adormecidos há pelo menos 50 milhões de anos. O planeta vermelho abriga até mesmo o maior vulcão do Sistema Solar, conhecido como Monte Olimpo, que possui impressionantes 27 quilômetros de altura. Para efeitos de comparação, o nosso Monte Everest, o ponto mais alto da superfície da Terra, tem pouco menos de 9 quilômetros de altura.

Mas o gerador da discórdia foi outro vulcão, chamado Arsia Mons, localizado próximo ao equador marciano. Imagens divulgadas pela Agência Espacial Europeia mostram o que parece ser uma nuvem de cinzas sendo ejetada do vulcão. Rapidamente os teóricos da conspiração acusaram todas as agências espaciais do mundo e a mídia de esconder os fatos. Confira uma imagem da suposta erupção do Arsia Mons:

erupção vulcão marte

Rapidamente a teoria de conspiração ganhou força na internet, com algumas pessoas ligando o fechamento de alguns observatórios astronômicos nos Estados Unidos com a ocultação da notícia sobre a atividade vulcânica em Marte. Há quem tenha colocado até mesmo a Nova Ordem Mundial na história e, sabendo onde isso iria parar, a Nasa resolveu se manifestar a respeito.

Veja também:   Nasa lançará sonda para tentar encontrar vida microbiana em Marte

Onde há fumaça, não há fogo

A agência espacial americana resolveu esclarecer a confusão, explicando que as imagens não mostram cinzas ou atividade vulcânica. Trata-se de vapor de água condensado, ou seja, nuvens. Elas se formam sempre na mesma época do ano sobre as grandes montanhas de Marte e devido ás condições atmosféricas do planeta, podem persistir por semanas, até meses.

Estudos sobre a formação dessas nuvens marcianas existem há alguns anos, com a última publicação sobre o assunto datando de 2017. Logo, é possível afirmar com bastante segurança que os vulcões de Marte permanecem adormecidos, como tem sido há um tempo já considerável. Já as teorias conspiratórias, parecem mais acordadas do que nunca.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com