Sistema Solar tem visita de asteroide ‘invasor’ de outra estrela

1

Um pequeno asteroide pode ser, segundo cientistas, o primeiro ‘visitante’ de outra estrela registrado no Sistema Solar. A rocha, chamada de A/2017 U1, tem menos de 400 metros de diâmetro e move-se a 92 mil km/h – rápido, mesmo para os padrões interestelares.

O asteroide foi constatado pela primeira vez a partir do telescópio da Universidade do Havaí em Haleakala, no último dia 19 de outubro. O trabalho é feito para monitorar objetos que passem perto da Terra e possam representar alguma ameaça.

Rob Weryk, pós-doutorando na instituição, identificou o asteroide e percebeu, com o auxílio do colega Marco Micheli, que ele vinha de fora do Sistema Solar. O objeto não deve causar transtornos para o nosso sistema planetário, pois está em trajetória de saída.

“Ele está viajando extremamente rápido e em tal trajetória que podemos dizer com confiança que este objeto está de saída do Sistema Solar e não vai voltar”, afirmou Rob Weryk.

Trajetória do asteroide no Sistema Solar

O asteroide A/2017 U1 chegou ao Sistema Solar de modo acima da eclíptica, plano espacial onde os planetas orbitam o Sol. A ‘invasão’ ocorreu na constelação de Lira. No dia 2 de setembro, a rocha estava na órbita de Mercúrio. Uma semana depois, passava pelo Sol.

A distância mais próxima do A/2017 U1 em comparaão à Terra foi de 24 milhões de quilômetros – cerca de 60 vezes a distância até a Lua.

Gerente da Agência Espacial Americana (Nasa), Paul Chodas celebrou a descoberta. “Há muito se teoriza que estes objetos existam, asteroide e cometas que se movem entre as estrelas e ocasionalmente passam pelo nosso Sistema Solar, mas esta é a primeira detecção do tipo. Até agora, tudo indica que ele é provavelmente um objeto interestelar, mas mais dados vão ajudar a confirmar isso”, disse, adotando cautela sobre a classificação do objeto.

Veja também:   Oxigênio em excesso matou seres vivos na Terra, revelam estudos



Discussion1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com