Sonda Curiosity encontra misteriosa pedra dourada em Marte

0

A sonda InSight foi o centro das atenções na última semana, após pousar com sucesso em Marte para estudar o interior do planeta. Mas agora, quem está sob os holofotes é a Curiosity: a Nasa revelou na última semana que a sonda encontrou uma misteriosa pedra dourada no nosso vizinho.

O objeto foi encontrado em um local de Marte conhecido como Cume de Vera Rubin (“Vera Rubin Ridge”, em inglês). A Curiosity enviou para a Terra uma imagem do local, e os cientistas da Nasa logo notaram a presença dessa pedra dourada. Eles já enviaram comandos para a sonda retornar ao local para analisar a rocha com detalhes, que ganhou o nome de “Pequena Colonsay.”

Marte-rocha intro
Detalhe da pedra encontrada pela Curiosity. Fonte: Nasa

A Nasa acredita que essa pedra misteriosa se trata, na realidade, de algum fragmento de um meteorito que foi parar em Marte.

“Um dos exemplares que estamos tentando analisar melhor é a ‘Little Colonsay’. A equipe acredita que deve ser um meteorito por que ela é bastante brilhante. Mas as imagens podem nos enganar e a prova só virá a partir da química”, disse a Nasa, em comunicado.

Vale lembrar que a Curiosity, além de ter uma série de câmeras para captar as imagens de Marte, possui a ChemCam: um equipamento que dispara um laser que consegue analisar os compostos físico-químicos de materiais vaporizados para estudar as rochas e o solo do Planeta Vermelho.

A Curiosity deve fazer as primeiras análises dessa misteriosa rocha dourada e enviar os dados para os cientistas da Nasa chegarem a uma conclusão definitiva sobre essa rocha que despertou a curiosidade de todos.

Veja também:   'Impressora mágica' com realidade aumentada revela fotos como as de Harry Potter

Mas essa é apenas uma das várias missões de que a Nasa conduz no solo marciano. Como dito no início, a sonda InSight pousou no planeta vermelho na última semana para estudar o interior do nosso vizinho, entre outras coisas semelhantes. O grande objetivo é encontrar semelhanças entre Marte e Terra, além de outros planetas rochosos do nosso Sistema Solar.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com