Terra pode ter 8% de sua superfície submersa até 2040, diz estudo

0

Um novo estudo fez um alerta importante para os próximos anos: 8% da superfície rochosa da Terra pode ficar debaixo da água até 2040.

O motivo disso estaria relacionado a instabilidade no solo provocada pela exploração subterrânea de itens como água, petróleo, carvão, pedras preciosas e outros. Na verdade, isso já começou a ser sentido em algumas poucas regiões do mundo.

De acordo com a pesquisa, ao todo são 12 milhões de quilômetros quadrados de terra que podem simplesmente afundar nas próximas décadas.

O responsável por isso é um fenômeno chamado de subsidência, que é a dificuldade do solo em se sustentar, devido à erosão não natural causada pela exploração humana. Isso já acontece a uma taxa muito pequena, mas deve aumentar nos próximos anos.

A captação de água de lençóis freáticos é a principal causa da subsidência em todo o mundo e, com base nisso, o estudo conseguiu traçar um mapa das regiões que serão mais atingidas até 2040.

Ao todo, são 1596 grandes cidades, a maioria localizada na Ásia, que serão possivelmente afetadas. Todas elas dependem muito de água subterrânea.

O norte da China, assim como o Golfo do México e regiões de deltas de rios, comuns em países como Vietnã, Egito e Holanda, estão entre as regiões mais críticas.

Estima-se que 635 milhões de pessoas serão afetadas por esse fenômeno caso nenhuma medida seja tomada pelos governos em relação a exploração de recursos.

O caso da Indonésia

A subsidência já começa a mostrar alguns de seus efeitos devastadores na Indonésia, onde a capital, Jakarta, está em um acelerado processo de afundamento desde 2019.

Construída em uma região originalmente pantanosa, cheia de rios, a cidade pode ter cerca de 90% do território que corresponde a região norte, submersa até 2050.

A água dos lençóis freáticos é a mais usada na capital indonésia, tanto para o abastecimento de casas e prédios, como também em fábricas e plantações.

Pelo menos mais 200 lugares em 34 países já estão sofrendo com o mesmo problema e a quantidade tende a aumentar com o passar dos anos.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com