Cães podem ter sido domesticados por acidente, diz estudo

0

Os cães são os maiores parceiros dos seres humanos desde a pré-história. Um novo estudo sugere que essa amizade começou por acaso, sem nada muito planejado de nenhuma das partes.

Vale lembrar que no início de tudo, esses animais não eram exatamente os cães que conhecemos e amamos hoje, mas sim lobos selvagens que acabaram se aproximando de nós.

De acordo com a nova hipótese, tudo ocorreu em algum momento entre 20 e 40 mil anos atrás, quando os humanos armazenavam uma boa quantidade de carne para passar o inverno, época em que a caça fica mais difícil.

Foi de olho no nosso estoque de comida que muitos lobos teriam se aproximado de aldeias e comunidades, virando com o tempo os cães de companhia dessas pessoas.

A companhia desses cães antigos pode ser atestada segundo o estudo, publicado pela revista Scientific Reports, através da quantidade de carne que esses humanos deviam armazenar na época.

Com um clima extremamente frio, em plena era do gelo, o estoque de comida era surpreendentemente abundante, fazendo com que não houvesse competição entre humanos e lobos.

Os animais acabaram assim atraídos pela comida disponível e os humanos, com sobra, podiam alimentá-los. Dessa forma, o vínculo criado foi pacífico e logo começou o processo de domesticação, que incluía o pastoreio de gado primitivo, o auxílio na caça e até mesmo em batalhas contra outros humanos.

Amigos “das antigas”

A domesticação dos cães por parte dos humanos é um fenômeno único da nossa história. Várias outras espécies de animais plantas e fungos foram domesticados, mas os cães foram os primeiros e os únicos a iniciarem essa parceria ainda no período nômade da humanidade.

Tudo o que foi domesticado veio depois, com os seres humanos já sedentários e agricultores.

Não há um consenso sobre o local onde a domesticação de cães começou. Os principais candidatos são regiões da Ásia ou da Europa, mas existe ainda a possibilidade de que o processo tenha ocorrido em diferentes lugares e épocas diferentes, culminando na disseminação da prática por todo o mundo.

O fóssil mais antigo de um cão data de 14 mil anos e estava enterrado ao lado de uma pessoa, o que indica que nessa época, a domesticação já era antiga.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com