Manter a grama do jardim de casa aparada e o quintal livre de entulhos é altamente recomendável. Isto porque esse ambiente é o preferido para animas, como ratos, aranhas, e também os perigosos escorpiões.
Todo escorpião é venenoso, e mesmo que a maioria não seja fatal para um adulto, eles podem representar um risco considerável para uma criança ou um idoso.
Confira agora um top 5 com os escorpiões mais venenosos do mundo:
5° – Centruroides vittatus
Localização: América do Norte
Tamanho: 5-7 cm
Ao contrário de muitos outros escorpiões, o Centruroides vittatus pode ser facilmente encontrada em diversos habitats.
Devido à sua proximidade com os seres humanos, este tipo (embora não agressivo), muitas vezes pode causar acidentes.
A sua picada causa dor que pode durar por 20 minutos e raramente permanecer por até 3 dias, mas não chega ser fatal. Apesar isso, relatos ainda sob análise sugerem que esta espécie seja responsável pela morte de várias pessoas.
4° – Parabuthus transvaalicus
Localização: África
Tamanho: cerca de 12 cm
Talvez o fato mais curioso sobre o escorpião Parabuthus transvaalicus, é que ele, assim como algumas cobras, pode disparar o seu veneno.
Uma vez lançado, o jato de veneno pode pode chegar a 1 metro de distância, e quando exposto aos olhos pode causar uma sensação muito dolorosa e cegueira temporária, ou cegueira permanente, caso as toxinas não sejam devidamente removidas.
Esta espécie não é letal, mesmo assim seu veneno representa um risco considerável para pessoas alérgicas.
3° – Escorpião do deserto
Localização: Médio Oriente, Norte de África, Índia
Tamanho: mais de 9 cm
À exemplo de outros escorpiões da espécie “Androctonus”, o Escorpião do deserto também é mortal.
Embora seu veneno não seja tão forte como o do Escorpião Amarelo da Palestina (Deathstalker) ou do Escorpião-negro, ele é capaz de matar uma pessoa em apenas 2 horas, se não for ministrado o soro a tempo.
Apesar de sua toxina não ser fatal para um adulto saudável, é bastante difícil obter o soro contra a picada desse escorpião.
2° – Escorpião-negro
Localização: Oriente Médio e Norte da África
Tamanho: cerca de 10 cm
O Escorpião-negro ou Androctonus crassicauda é uma das espécies mais venenosas de escorpiões no mundo. A palavra “Androctonus” significa assassino de homem.
Entre todas as espécies de escorpiões, talvez a que representa maior perigo seja essa. Seu veneno é uma neurotoxina poderosa, capaz de se equiparar ao veneno do Escorpião Amarelo da Palestina (Death Stalker). Esta espécie é responsável pela morte de várias pessoas a cada ano.
Ainda existe divergência sobre qual é o escorpião mais mortal, o Escorpião-negro ou o Deathstalker.
1° – Escorpião Amarelo da Palestina (Death Stalker)
Localização: Oriente Médio e Norte da África
Tamanho: 10-13 cm
Conhecido como Deathstalker, o Escorpião Amarelo da Palestina possui o veneno mais mortal dentre todas as espécies de escorpiões.
Seu veneno é uma neurotoxina que pode causar dor insuportável, febre seguida de coma, convulsões, paralisia e morte.
Felizmente, para os seres humanos adultos saudáveis, a picada deste aracnídeo, embora dolorosa, não chega a matar. O perigo maior fica para as pessoas do grupo de alto risco de morte: crianças pequenas, idosos, e enfermos.