Unicórnios conviveram com humanos há 30 mil anos, diz estudo

1

Os ‘unicórnios siberianos’, animais já extintos há milênios, podem ter convivido com espécies pré-históricas de seres humanos na Terra há 29 mil anos, de acordo com um recente estudo. O mamífero, de nome científico de Elasmotherium sibiricum, seria uma espécie de rinoceronte com chifre comprido.

Antes da divulgação da pesquisa, imaginava-se que o unicórnio siberiano, que viveu durante o Pleistoceno, havia sumido da Terra 350 mil anos atrás. No entanto, com base em um crânio preservado que foi localizado no Cazaquistão, cientistas chegaram à conclusão de que o animal existiu por mais tempo e, de acordo com as evidências, chegou a coexistir com seres humanos.

Ilustração feita em 1878 mostra o Elasmotherium sibiricum, o 'unicórnio siberiano' (Foto de domínio público / Rashevsky, sob supervisão de A.F. Brant)
Ilustração feita em 1878 mostra o Elasmotherium sibiricum, o ‘unicórnio siberiano’ (Foto de domínio público / Rashevsky, sob supervisão de A.F. Brant)

O estudo foi publicado pelo American Journal Of Applied Science e liderado pelo paleontólogo Andrey Shpanski, da Tomsk State University (TSU), que fica na Sibéria. Em entrevista à AFP, Shpanski afirmou que outros estudos serão realizados em breve, com radiocarbono, para obter mais informações relacionadas a outros mamíferos, cujos restos também foram encontrados no mesmo local.

Conheça algumas características da espécie apelidada de ‘unicórnio siberiano’:

  • Trata-se de um descendente dos rinocerontes, porém, chegava a ser três vezes maior;
  • Tinha uma altura estimada em dois metros e comprimento de, aproximadamente, cinco metros;
  • Poderia pesar até quatro toneladas;
  • Era, provavelmente, vegetariano;
  • Vivia no rio Don, ao leste do atual Cazaquistão, país transcontinental que está localizado na Ásia Central, mas tem uma parte situada na Europa.
Veja também:   Por que os ouvidos doem em viagens de avião - e como amenizar isso

Mas unicórnios não são cavalos?

De acordo com a ciência, não. De acordo com o imaginário popular, talvez.

Os unicórnios são figuras mitológica, que são, geralmente, cavalos de cor branca com um chifre, em espiral. Na origem do termo, porém, o termo ‘unicórnio’ faz menção apenas a animais com um único corno.

A origem da figura dos unicórnios, de acordo com historiadores, veio justamente do Elasmotherium sibiricum – ou seja, o ‘unicórnio siberiano’.



Discussion1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com