Não basta ser conhecido como Vale da Morte. O parque nos Estados Unidos também é conhecido como o lugar mais quente do mundo e embora existam alguns concorrentes, ele é o mais sério candidato ao título.
Com temperaturas girando em torno dos 55 graus, o local é um verdadeiro pesadelo para quem prefere um clima mais fresco, mas também é complicado para os amantes do calor.
O Parque Nacional do Vale da Morte fica no estado da Califórnia, próximo da divisa com Nevada. É uma área de deserto escaldante, onde o calor simplesmente não dá trégua.
Funcionários do local dizem que o suor não é um incômodo, já que o calor é tão grande que ele acaba evaporando.
A cidade mais próxima do Vale da Morte é Furnace Creek, onde foi registrado o possível recorde de temperatura da história, com 54,4°C. As placas que indicam a medição na cidade chegaram a superaquecer, marcando até 55°.
Todas as casas possuem ar condicionado, o que faz com que quedas de energia elétrica sejam um problema frequente e bastante desagradável.
Apesar do calor extremo, os meteorologistas garantem que é seguro viver perto do Vale da Morte. Acontece que o local é quente, mas muito seco, o que ajuda o corpo a regular a própria temperatura com suor.
Quando o calor acontece em um ambiente muito úmido, é mais fácil passar mal ou até ter problemas mais sérios.
Outros candidatos
Furnace Creek e o Vale da Morte são conhecidos como o lugar mais quente do mundo, especialmente após o recente recorde.
Temperaturas mais altas já foram registradas em outros lugares, mas a medição ainda não era tão confiável quanto a tecnologia disponível hoje aos meteorologistas.
Com o aquecimento global, temperaturas recordes estão sendo registradas em vários lugares do mundo.
Além da Califórnia e regiões da porção sul dos Estados Unidos e norte do México, Índia, Paquistão, sudeste da Ásia também são fortes candidatos a lugar mais quente do mundo.