Viciados em maconha se apegam a sentimentos negativos, revela estudo

0

Escutamos diversas histórias por aí que a maconha, apesar de seu status ilegal em muitos lugares, é uma ótima forma de relaxamento e deixa qualquer um tranquilo, não é mesmo? Mas tal informação pode se tratar de um equívoco. Tudo por que um  novo estudo feito no Canadá revelou que pessoas viciadas na erva podem se apegar a sentimentos negativos com maior facilidade.

Os resultados dessa pesquisa ainda são considerados preliminares, mas já são considerados algumas pistas a respeito da ligação entre o uso de maconha e a depressão, como estudo preliminares já haviam apontado.

A pesquisa utilizou como base um fenômeno psicológico que afirma que as memórias negativas costumam ser esquecidas mais rápido que as positivas. Muitos psicólogos afirmam que ele é mais comum em pessoas que não possuem problemas mentais e que seria uma espécie de “sistema imune psicológico.”

Algumas pesquisas anteriores afirmam esse fenômeno pode ser diferente em pessoas que são usuárias de drogas. Mas nenhum outro tentou observar os efeitos causados pela maconha.

O estudo conversou com 46 pessoas viciadas em maconha (que faziam uso dela, no mínimo, quatro vezes por semana) e outras 51 que não faziam uso da planta. Eles tinham de citar três memórias positivas e três negativas do último ano e tinham de avaliá-las em uma escala de 0 a 10. Os usuários tinham de estar livre da influência da planta no momento de responder às questões.

Veja também:   Após cirurgia, criança de 7 anos tem 526 dentes extraídos da boca

Após analisar os resultados, os pesquisadores notaram que esse fenômeno afetou os dois grupos estudados, mas que ele foi menos incidente nos usuários de maconha.

“Eles se apegaram às lembranças negativas mais do que quem não era usuário. Eles mostraram maior dificuldade em eliminar o lado negativo de suas memórias”, disse Daniel Pillesdorf, da Universidade Windsor e principal autor do estudo.

O estudo também notou que os usuários de maconha tinham propensão a dar respostas mais genéricas. Por exemplo, quando perguntados sobre pensamentos positivos, apenas respondiam algo como “eu saí de férias”, ou invés de falar de algo mais específico ou um dia em especial. Se trata de outro fenômeno psicológico que está muito associado com a depressão.

É importante notar que o estudo apenas fez uma associação e não conseguiu determinar por que a maconha causa esse efeito negativo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com