Um vídeo divulgado na última semana revelou o andamento da construção do prédio que se tornará o mais alto do mundo, superando o Burj Al-Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, atual detentor do posto. A Jeddah Tower, como seu nome já diz, está localizada na cidade de Jedá, na Arábia Saudita.
O prédio deve ser concluído no ano de 2020, e quando estiver completo, assumirá o posto de mais alto do mundo, com exatamente 1 km de altura. O vídeo, feito a partir de uma compilação de fotografias, mostra o período de tempo decorrido desde o início da construção, que começou em 2014, até sua atual situação. No momento, a Jeddah Tower está com 260 metros de altura.
O prédio, que terá um total de 170 andares, terá um hotel, escritórios, shopping e apartamentos residenciais, bem como um enorme deck de observação para seus visitantes apreciarem a vista do local. 66 andares já foram construídos.
A construção da torre foi proposta no ano de 2008, mas sofreu com diversos atrasos e falta de verbas para que tivesse início.
“Jedá será reposicionada na lista internacional de cidades modernas. Hoje, se fala do centro de Dubai, e agora falaremos do centro de Jedá”, afirmou Mounib Hammoud, presidente da empresa que é responsável pela construção do prédio.
O custo estimado do prédio foi orçado em 900 milhões de libras (pouco mais de 4 bilhões de reais), mas os atrasos e quedas no preço do petróleo fizeram esses valores aumentarem para 1,5 bilhão de libras (R$ 6,7 bilhões). Quem está bancando essa brincadeira é o bilionário príncipe saudita Alwaleed bin Talal, dono da companhia que é afiliada com a empresa que está responsável pela construção da Torre.
Mas esse enorme valor, na verdade, também será utilizado para a construção da Cidade Econômica de Jedá, um projeto que desenvolverá uma área ao norte da cidade e terá prédios comerciais e residenciais, hotéis e escritórios.
Assista ao vídeo da construção da Jeddah Tower abaixo: