O clássico hábito de levar revistas e jornais para ler enquanto usa o banheiro evoluiu e hoje muitas pessoas levam o celular enquanto estão ocupadas. Mas os especialistas indicam que levar o telefone quando temos “aquele” compromisso inadiável não faz bem, devido a alguns motivos.
O primeiro e mais óbvio diz respeito a bactérias e micro-organismos. Por mais que todos nós tenhamos, ou pelo menos deveríamos ter, o hábito de lavar as mãos quando saímos do banheiro, nem todas as bactérias e micro-organismos são removidos apenas com água e sabonete.
Muitas vezes pegamos o celular ou até mesmo usamos o aparelho em ligações, logo após de sairmos do banheiro, aproximando qualquer microrresíduo que esteja no telefone do nosso próprio rosto. Algumas pessoas ainda têm o hábito de dar descarga com a tampa do vaso sanitário aberta, o que espalha uma “garoa” de coliformes fecais por todo ar, incluindo você e o seu celular. Portanto, vale a pena deixar o aparelho fora do banheiro.
Outro grande perigo é o simples risco do nosso amigo cair dentro do vaso, o que é muito mais comum do que imaginamos e geralmente requer um resgate rápido e nada higiênico. Além do perigo de contaminação, o próprio celular corre o risco de voltar do mergulho não funcionando corretamente.
Mas o principal motivo para não levar o celular ao banheiro tem a ver com o nosso cérebro, que não consegue ter um descanso nem mesmo nessa hora “sagrada”.
Momentos de meditação
O conceito de meditação consiste em tentar esvaziar a mente, não pensando em nada. Nem sempre é possível esvaziar a cabeça, devido às tarefas da rotina, mas um momento no dia sem fazer nada é muito importante para a nossa saúde mental.
Muitas vezes, o único momento do dia em que podemos de fato não fazer nada é a ida ao banheiro. Se usamos esse momento para continuar lendo mensagens, notícias ou fazer qualquer outra coisa no celular, não estamos dando o momento de descanso que o cérebro precisa e que pode ser muito útil para o rendimento diário.
Por isso, da próxima vez que a natureza chamar, deixe o celular fora do banheiro. Sua mente agradece.