Quem aí nunca ouvi falar das famosas 7 Maravilhas do Mundo? Esses monumentos famosos e históricos foram eleitos como os mais belos e majestosos do mundo antigo e foram citadas pela primeira vez em um poema do poeta grego Antípatro de Sídon, e consequentemente, em outras obras. Mas você sabe exatamente quais são elas? Confira abaixo.
As Pirâmides do Egito
A única das 7 Maravilhas do Mundo antigo que ainda está de pé são as famosas Pirâmides do Egito, construídas por uma das civilizações mais famosas do planeta há 4 mil anos e foram erguidas para serem as tumbas de faraós famosos, como Queóps e Quéfren.
Os Jardins Suspensos da Babilônia
Os Jardins Suspensos da Babilônia foram construídos pelo Rei Nabucodonosor II, um dos monarcas do Império Babilônio, como presente para sua esposa Amitis da Média, que sentia falta das colinas e vales de sua terra natal. Como o nome deixa claro, a estrutura era composta por diversos jardins que ficavam suspensos e continham uma infinidade de árvores e plantas. A estrutura foi construída 600 anos antes de Cristo e desapareceu em torno de 700 anos depois.
Essa é a única das 7 Maravilhas do Mundo cuja existência ainda é uma dúvida, pois sua localização exata nunca foi deduzida (sabe-se apenas que ficava em algum local do atual Iraque). Inclusive, alguns historiadores acreditam que se tratava apenas de uma lenda criada pelos babilônios.
Templo de Ártemis
O Templo de Ártemis foi construído no ano 550 antes de Cristo, em um local na atual Turquia. Ele foi erguido em homenagem à deusa Ártemis e foi destruído por um incêndio em 356 antes de Cristo.
O templo foi reconstruído, mas acabou destruído novamente pelos Godos em 262 depois de Cristo. Alguns fragmentos da estrutura ainda permanecem no local original.
Estátua de Zeus em Olímpia
Essa estátua em homenagem a Zeus, considerado o Rei dos Deuses na mitologia grega, foi erguida em 435 antes de Cristo, no santuário de Olímpia. Em 391 depois de Cristo, ela foi desmontada e levada até a cidade bizantina de Constantinopla (atual Istambul). Foi destruída em um incêndio 84 anos mais tarde.
Mausoléu de Halicarnasso
O Mausoléu de Halicarnasso foi erguido em 351 antes de Cristo para ser o túmulo de Mausolo, um governador do Império Persa, e sua esposa, Artemísia II. Ele foi destruído por uma série de terremotos entre os séculos 12 e 15. Suas ruínas ainda permanecem no local original de sua construção, que fica na cidade turca de Bodrum.
Excluindo as Pirâmides do Egito, o Mausoléu de Halicarnasso foi a maravilha que mais resistiu ao tempo: pouco mais de mil anos.
Colosso de Rhodes
Construído em 280 antes de Cristo, o Colosso de Rhodes se tratava de uma enorme estátua do deus Hélio que ficava na entrada da ilha de Rhodes, que atualmente pertence à Grécia. Ela era feita de bronze e media 30 metros de altura. Barcos que chegavam ao local passavam por debaixo dela.
O Colosso de Rhodes foi a maravilha que menos sobreviveu ao tempo: um terremoto ocorrido em 226 antes de Cristo destruiu a estátua.
Farol de Alexandria
A última das 7 Maravilhas do Mundo a ser construída, o Farol de Alexandria foi erguido em 280 antes de Cristo. Feita de mármore, a estrutura tinha 100 metros de altura e apresentava um conjunto de espelhos que refletiam a luz das chamas a uma distância de até 50 km.
O Farol de Alexandria foi destruído por uma série de terremotos ocorridos entre os anos de 956 e 1323. Partes da estrutura ainda se encontram no fundo do mar.