Fenômeno natural, um vulcão é uma estrutura geológica responsável por lançar material magmático, cinzas e gases oriundos do interior da Terra para a superfície. Isso você deve ter aprendido na escola.
No colégio, você também deve ter aprendido que não existem vulcões no Brasil. A exuberância natural do país, de acordo com inúmeros professores espalhados pelo Brasil, não contam com essas estruturas geológicas.
Saiba que essa informação está errada. O Brasil tem, sim, um vulcão – e é, curiosamente, o mais antigo de todo o mundo. Chamado de Amazonas, o elemento geológico está situado na região norte do Brasil, mais especificamente entre os rios Jamanxin e Tapajóspróxima à cidade de Itaituba, no Pará.
A área na qual está o vulcão Amazonas era chamada, antigamente, de Uatumã. O trecho terrestre contemplava regiões de Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima, além de Venezuela e Suriname.
O vulcão Amazonas foi formado, segundo estudos, há 1,9 bilhão de anos. O cone da estrutura chegou a atingir 400 metros de altura quando estava no auge de sua atividade. Atualmente, sua cratera tem cerca de 22 km de diâmetro, mas ele está inativo.
A estrutura geológica em terras tupiniquins foi descoberta somente em 2002, após quatro anos de estudo na área. Sabia-se que a região teve atividade vulcânica no passado, mas imaginava-se, até então, que não existia nenhum vulcão preservado.
O vulcão Amazonas é perigoso?
Não. O vulcão Amazonas está inativo há muito tempo. Antes perigosa, a área é coberta, há séculos, por vegetação – tanto que está contemplada na Floresta Amazônica.
Os geólogo da Universidade de São Paulo (USP), responsáveis por anunciar ao mundo a descoberta do Amazonas, afirmam que as chances da estrutura voltar à ativa é de “quase zero”. Ou seja, estamos “quase” seguros.
Outro vulcão no Brasil?
Há alguns anos, outro possível vulcão é estudado no Brasil. Chamada de vulcão Nova Iguaçu, a estrutura apresenta diversas evidências de que teve atividade vulcânica no passado.
O Nova Iguaçu fica na cidade que dá nome a ele, no Rio de Janeiro. Diferente do Amazonas, que tem “quase zero” em chance de voltar à ativa, a estrutura carioca não tem nenhuma possibilidade de retomar sua atividade, por estar em uma etapa de degradação muito mais avançada. (Confira 5 fatos curiosos sobre vulcões)
Estima-se ainda que, no passado, tenham existido dezenas de vulcões ativos no Brasil, entre os estados de Amazonas e Santa Catarina – a maioria, de pequeno porte.
Não há fotos de livre reprodução do Amazonas na internet, mas é possível saber a sua localização. Confira: