Voz das mulheres fica mais grossa durante a gravidez, revela estudo

0

A gravidez causa uma série de alterações no corpo das mulheres, mas nem todas são ainda conhecidas pela ciência. Um estudo recente descobriu que a voz de uma mulher grávida fica mais grossa durante o período de gestação e pode permanecer assim por um bom tempo, mesmo depois do nascimento do bebê.

Veja também:   Saiba quem é a voz por trás do 'gemidão do WhatsApp'

A pesquisa foi feita por cientistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido e mostrou que o timbre da voz engrossa durante a gravidez de mães que estão tendo o primeiro filho. Essa mudança pode durar por até um ano após a gestação, mas é temporária.

A líder da equipe de pesquisadores, Kasia Pisanski, afirma que a razão de tudo isso tem a ver com as alterações hormonais. “Há uma queda acentuada nos níveis dos principais hormônios sexuais, o que influencia na dinâmica das pregas vocais e no controle da voz após o parto”, explicou.

Além das razões hormonais, há ainda a hipótese comportamental. Segundo os cientistas, as mulheres podem inconscientemente modular a voz para soarem mais graves, já que tons mais baixos geralmente são associados a autoritarismo, confiança e segurança, algo que as mulheres certamente vão precisar após darem a luz pela primeira vez.

Estudos anteriores já associavam a mudança no tom da voz feminina a questões hormonais envolvendo a menopausa e o ciclo menstrual, porém nada havia sido pesquisado até então sobre o período de gestação.

Voz de homem

Alguns anos antes do estudo, a cantora britânica Adele já havia afirmado que notou diferenças em sua voz durante o período em que estava grávida. Ela afirmou que soava “como um homem” e foi nessa época que ela gravou o tema do filme Skyfall, do agente 007, com o qual ganhou um Oscar. A música possui algumas das notas mais baixas já alcançadas por ela.

Os pesquisadores da Universidade de Sussex pretendem realizar experimentos sociais para avaliar as mudanças nas interações sociais das mulheres que estão com a voz mais grossa, verificando se há algum tipo de julgamento ou estranhamento por parte de outros e como isso impacta nas mães.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com