10 cores que podem afetar o seu cérebro de diversas maneiras

0

Não é coincidência alguma o fato de certos lugares e lojas utilizarem as mesmas cores para chamar a atenção das pessoas. Todos nós, de alguma forma, já fomos afetados pelos diversos efeitos que as cores proporcionam em nossas mentes, algo que a psicologia nos explicou (e ainda tenta explicar) diversas vezes.

Confira abaixo 10 cores que podem afetar o seu cérebro de diversas maneiras:

10) Vermelho

cores1

É normal associarmos o vermelho com perigo, mas existem outros fatores em jogo também. Por exemplo, se você for mulher, você pode se beneficiar com a cor. Um estudo, feito em 2012, descobriu que garçonetes vestidas de vermelho ganhavam mais gorjetas do que as que vestiam outras cores. E a razão é até um pouco óbvia, na verdade: o vermelho é também considerado a cor da paixão, e aumenta a atração física e sexual das mulheres.

O vermelho também pode aumentar a velocidade e a força de suas reações. Um estudo feito na Universidade de Rochester mostrou que quando nós vemos a cor, nossas reações se tornam mais enérgicas e potentes. Mas também pode nos afetar negativamente, pois essa mesma pesquisa notou que o vermelho pode aumentar os níveis de ansiedade. Assim, um atleta que competir contra outro utilizando a cor tem tendência a perder, por exemplo.

E se for vender algo em um leilão, coloque um pano de fundo vermelho. Uma pesquisa da Universidade de Chicago concluiu que consumidores se tornam mais agressivos quando veem que os objetos que desejam comprar estão na frente da cor vermelha. Mas a evite se quiser vender o objeto logo, pois nesse caso, o efeito é oposto.

  Nós Poderíamos Parar um Asteroide em Rota de Colisão com a Terra?

9) Laranja

cores2

O laranja é uma cor muito interessante. Ele não é associado com um sentimento, mas pode nos afetar de diversas formas. Primeiramente, o laranja é a cor que associamos com calor. Se nós virmos uma parede pintada dessa forma, por exemplo, nós assumimos que a temperatura está maior do que o real. Assim, nossos músculos ficam relaxados. E uma pesquisa de 1979 concluiu que o laranja possui um endócrino que diminui os efeitos da funcionalidade dos músculos, o que ajuda no relaxamento.

A cor também é associada com bons valores. Lojas que possuem sua logomarca em laranja são associadas por possuírem produtos de alta qualidade e de baixo custo. Semelhante ao vermelho, o laranja é associado com o perigo, mas aquele que não é imediato. Talvez esse seja o motivo de placas de trânsito, que avisam sobre perigos próximos da pista, serem pintadas de laranja.

8) Amarelo

cores3

Depois do vermelho e do laranja, o amarelo é a cor seguinte do arco-íris. Ele é associado com alegria e afetuosidade. Psicólogos que estudam as cores afirmam que o amarelo é a “cor mais forte que existe”, justamente por ser associado com emoções positivas, autoestima e criatividade. E o sentimento que costuma surgir quando a cor é apresentada é felicidade. Talvez seja por isso que ficamos mais felizes em dias ensolarados.

E será que é por isso que os emojis são amarelos?

  Netuno: veja algumas curiosidades sobre o planeta de gás e gelo

7) Verde

cores4

Muitos psicólogos dizem que o verde é uma cor que pode aumentar a criatividade, além de ajudar em pensamentos mais complexos, no relaxamento, no foco íntimo e em momentos de calmaria.

Quando nós pensamos no verde, nós nos lembramos da natureza e nascimento de vida, então não é surpresa alguma associarmos a cor com nosso próprio crescimento pessoal e profissional. Outros pesquisadores recomendam pintar as paredes de locais de trabalho em verde, pois isso pode ajudar na produtividade dos empregados.

6) Azul Claro

cores5

O azul costuma ser associado com o oposto do vermelho, tanto que é a segunda cor mais estudada. O azul claro é a cor da calmaria e concentração. E já foi descoberto que esse tom da cor tem a tendência de diminuir a pressão sanguínea, o que pode explicar por que nos sentimos mais calmos com enfermeiras e médicos que utilizam vestes desse tipo, bem como o fato de muitas clínicas e hospitais pintarem suas paredes dessa forma.

O azul claro é também a cor que associamos com a paz. Se você fizer uma pesquisa no Google com o termo “dia da paz”, você verá que o símbolo universal da paz é composto de uma pomba branca, segurando um pequeno galho, na frente de um fundo azul claro.

5) Azul Escuro

cores6

O azul escuro possui efeitos semelhantes aos do azul claro. Ele também traz uma sensação de calma, bem como algumas sensações diferentes. Uma correlação foi feita entre os tons mais fortes da cor e pensamentos limpos. No Japão, luzes azuis foram instaladas em certas ruas para prevenir crimes e em estações para evitar tentativas de suicídio.

  5 casos que nunca foram solucionados

E parece ter funcionado, pois as ruas e estações em que essas luzes foram instaladas tiveram uma diminuição do número de crimes e suicídios, respectivamente.

Existem diversos estudos que fazem comparações e contrastes com os efeitos do azul e do vermelho, já que parecem ser completamente opostos. Uma pesquisa apontou que o vermelho melhora o desempenho em tarefas que precisam de detalhes, enquanto que o azul faz a criatividade duplicar.

4) Roxo

cores7

O roxo é uma cor muito estranha para ser analisada. É uma mistura de vermelho e azul, duas cores que se contrastam. E o interessante é que muitos psicólogos não a estudam. Mas uma pesquisa descobriu que o roxo passa a sensação de que o ambiente está mais frio, da mesma forma que o laranja passa sensação de calor. E o roxo também faz os músculos se contraírem, ao invés de relaxarem.

E apesar da falta de evidências científicas, eis um fato interessante: mulheres costumam citar o roxo como sua cor favorita, enquanto que ela é a menos mencionada como predileta pelos homens.

3) Rosa

cores8

O rosa é extremamente interessante, pois afeta, de diversas formas, a maneira das pessoas se comportarem. Tanto que muitos psicólogos chamam isso de “prisões rosas.”

Um estudo de 1979 encontrou esses efeitos bizarros quando prisioneiros foram colocados em celas coloridas com a cor. Rapidamente, se tornaram pessoas menos agressivas, e seus músculos relaxaram. E seus sentimentos de inquietação e frustração também diminuíram consideravelmente. Na Suíça, por exemplo, as prisões costumam deixar uma cela rosa para detentos mais inquietos e problemáticos.

  Conheça as 10 gambiarras mais criativas para o seu dia-a-dia

Na Califórnia, esse experimento citado acima foi reproduzido em crianças, e psicólogos notaram os mesmos resultados, já que os pequenos, em pouco tempo, pararam de gritar e de fazer bagunça. E que algumas delas até mesmo adormeceram.

2) Branco

cores9

Não é surpresa alguma que o branco é associado com calmaria e ausência de agressão. Mas sabia que homens que usam branco são considerados mais atrativos? Foi o que muitas mulheres afirmaram, em um estudo feito em 2010. A cor também associada com limpeza e pureza, por isso que hospitais possuem os pisos e teto brancos.

Só que o branco também é conhecido por ser associado ao tédio. Espaços pintados na cor não chamam nossa atenção por muito tempo, então acabamos pensando em outras coisas, o que nos separa do local em que estamos. Por isso que muitos pesquisadores afirmam que lojas precisam ser coloridas.

1) Preto

cores10

O preto, na realidade, pode ser encarado como ausência de cor. Nós nos assustamos com ele na infância, mas o utilizamos para parecer mais magros quando nos tornamos adultos. E ele interage com o nosso cérebro de uma forma bem interessante que sequer percebemos.

Espaços pintados na cor podem levar a resultados eficientes, e roupas pretas podem aumentar o nível de atração de uma mulher. Mas seu principal efeito é que ele pode ter fazer ficar mais agressivo. Associamos o preto com a morte e o mal, e por conta disso, uma pesquisa de 1998 concluiu que ficamos mais agressivos ao vê-lo. E também foi descoberto que as pessoas gostam de pagar mais por produtos que foram anunciados de uma forma que incorporou a cor, como comerciais em preto e branco.

  Por que assassinatos em massa raramente são praticados por mulheres?
Fonte: Listverse

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com