Os templos budistas são conhecidos por serem verdadeiras maravilhas da arquitetura. Esses locais religiosos são símbolos da convicção e amor passados pela religião.
O budismo é uma filosofia não teísta que abrange crenças, tradições e práticas que possuem base nos ensinamentos de Buda. É também considerado a quinta maior religião do mundo, com cerca de 500 milhões de adeptos. Não raro, os templos budistas estão localizados em locais de difícil acesso.
Confira 5 templos budistas incríveis:
1 – Mosteiro de Taktsang
Também conhecido como Paro Taktsang e Mosteiro Ninho do Tigre, é uma construção de 1962, que fica localizada no Butão.
Este mosteiro está situado a 3 120 metros de altitude, sendo uma das treze cavernas de Taktsang Senge Samdup, que é chamado popularmente de “ninho do tigre”. O monastério possui sete templos que são abertos ao público, em geral, fiéis e turistas.
Reza a lenda que o budista guru Padmasambhava teria meditado no local por volta do ano de 800d.C. A antiga lenda conta que o guru teria voado ao local montado em um tigre.
Para chegar ao local, que é um penhasco, pode-se ir a pé ou em mulas que estão disponíveis para aluguel.
2 – Shwedagon Paya
Chamado também de pagode de Shwedagon ou pagode Shwedagon, este templo budista situado em Myanmar é tido como um lugar santo para a religião.
Segundo a lenda, este templo possui relíquias de quatro antigos Budas, incluindo oito fios de cabelo do Buda Siddhartha Gautama, o iluminado.
Não se sabe ao certo o ano da construção do templo. Estima-se que ele tenha sido erguido entre os séculos 6 e 10 da Era Comum. Lendas contam que o templo dourado possui mais de 2.500 anos.
Ao longo dos séculos, terremotos danificaram a construção, que foi restaurada diversas vezes.
3 – Wat Rong Khun
Localizado na província de Chiang Rai, na Tailândia, este templo hinduísta e budista é considerado uma construção peculiar extraordinária.
Rico em detalhes arquitetônicos, o templo é todo branco e decorado com cristais. O branco significa a pureza, enquanto que o cristal a sabedoria de buda, que seria como “a luz que brilha em todo o universo”.
4 – Conjunto de Prambanan
Trata-se de um conjunto de templos situados na parte central da ilha de Java, na Indonésia.
A construção deste templo budista data do ano de 856, sendo o maior templo hindu da Indonésia. Desde 1991, o local é considerado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.
A arquitetura chama atenção pelos elementos em forma de cone. O edifício central possui 47m e sua construção é dedicada à Trimurti, que é a expressão de Deus, como o Criador (Brahma), o Sustentador (Vishnu) e o Destruidor (Shiva).
5 – Templo do Céu
O Templo do Céu é um complexo de templos taoistas localizado em Pequim, sendo uma construção do ano de 1420.
O local era usado pelas Dinastias Ming e Quing como um local para clamar intercessão dos céus para uma boa colheita e para agradecer as boas colheitas conseguidas. Desde 1998, o local é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
O templo foi construído no século 14 pelo Imperador Yongle, que pertencia a Dinastia Ming. A construção circular de 30 metros de altura e 38 metros de comprimento possui uma muralha interior e outra exterior, que é formada por uma base retangular.
Esta área simboliza a Terra, enquanto suas formas arredondadas simbolizam o céu. Esta é, certamente, uma das construções mais conhecidas e representativas de Pequim.