7 plantas venenosas para se manter distância

0

As plantas podem ser utilizadas para a ornamentação ou para a medicina. Contudo, algumas são plantas venenosas e devem ser evitadas.

Preparamos uma lista com 7 plantas venenosas que podem ser mortais. Confira:

1 – Ricinus communis (Mamona)

mamona

Conhecida popularmente como mamona, rícino carrapateira e carrapato.

O óleo de mamona ou óleo de rícino é bastante utilizado como purgante. Contudo, este composto também é empregado na indústria química, na produção de plásticos, tintas, cosméticos, e servindo de matéria para o biodiesel.

A semente dessa planta é tóxica devido à proteína ricina, que é mortal em pequenas doses. Apenas três sementes podem ser mortais para uma criança e mais de oito pode causar a morte de um adulto.

Os sintomas de envenenamento incluem dor abdominal, diarreia hemorrágica, pressão arterial baixa, vômitos e tremores. A morte é causada pela desidratação aliada com a baixa pressão.

Em 2007, a planta foi considerada pelo Guinness World Records como a mais tóxica do mundo.

2 – Western water hemlock (Cicuta)

cicuta

Também conhecida como Cicuta, esta planta é tida como a planta mais tóxica da América do Norte.

Ela cresce em áreas úmidas e sua toxicidade se deve pelo alto teor de cicutoxina. Essa planta foi bastante usada como veneno para ponta de flechas.

O veneno é encontrado em toda a estrutura da planta. Porém, é concentrado na raiz. Uma pequena quantia pode causar a morte de uma pessoa em apenas 15 minutos.

Os efeitos do envenenamento começam com uma espuma no canto da boca e logo após convulsões, dificuldade para respirar e paralisia.

Por possuir o odor agradável, é comum ser consumida por animais.

3 – Trompete de anjo

trompete-de-anjo

Essas plantas são muito comuns na América do Sul e suas flores se assemelham a lírios.

Todas as partes dessa planta contêm a toxina escopolamina, que é altamente alucinógena. Se consumida em grandes quantidades a planta pode levar à morte.

4 – Ageratina adenophora

ageratina-adenophora

Também chamada de abundância, milho-cozido e inça-muito, esta planta é conhecida por ser indiretamente mortal para humanos.

Essas plantas venenosas, quando ingeridas em grande quantidade pelo gado, pode ter sua toxina tremetol absorvida pela carne e o leite do animal.

Ao consumir o leite contaminado proveniente do animal, a pessoa pode adquirir a chamada “doença do leite”. Doença essa que no início do século XIX matou milhares de colonos europeus na América.

Esta planta é nativa da América do Norte, sendo abundante no México.

5 – Actaea pachypoda (Erva de São Cristóvão)

erva-de-sao-cristovao

Mais conhecida como Erva de São Cristóvão, esta planta é nativa do leste e norte da América do Norte. Ela é conhecida por seus frutos, semelhantes a um globo ocular.

A planta toda é venenosa, mas seu veneno se concentra principalmente no fruto, que mede cerca de 1 centímetro.

Por ter um gosto adocicado, a planta já causou inúmeros acidentes com mortes, em especial em crianças.

A planta contém uma toxina que causa a paralisia dos músculos cardíacos, o que causa a morte rapidamente.

6 – Abrus precatorius (Ervilha do rosário)

ervilha-do-rosario

Popularmente conhecida como ervilha do rosário ou jiriquiti, esta planta é nativa da Indonésia, mas está presente em grande parte do mundo.

Ela é bastante conhecida por suas sementes vermelhas com um ponto preto, muito usadas como miçangas para fazer bijuterias.

O veneno que essa planta possui é a abrina, que é semelhante à toxina ricina encontrado na mamona.

Entretanto, a toxina abrina é cerca de 75 vezes mais forte que a ricina, sendo necessário apenas 3 microgramas para causar a morte de um adulto.

Muitas pessoas morreram ao perfurar a semente para usá-las como adornos.

7 – Atropa belladonna (beladona)

beladona

Conhecida como Beladona, esta planta é nativa do norte da África, Ásia ocidental e Europa.

Os frutos são escuros, semelhante a jabuticabas. É nesta parte da planta que se concentra o veneno.

Essas plantas venenosas tem um fruto adocicado, o que pode acabar atraindo crianças e assim causar sérios acidentes.  Cerca de 10 a 20 frutos são o suficiente para matar um adulto.

Os sintomas de envenenamento são: alucinações, boca seca, dor de cabeça intensa, perda da voz, dificuldade para respirar e convulsão.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com