Quanto tempo levaria para um vampiro drenar o seu sangue?

2

Quanto tempo levaria para um vampiro drenar o sangue de uma pessoa e ainda deixa-la viva? Essa é uma pergunta que uma equipe de estudantes universitários resolveu responder usando a ciência dos vampiros com o estudo da dinâmica de fluidos (física que estuda o comportamento de líquidos).

Para fazer este estudo, os estudantes consideraram quanto tempo um vampiro poderia beber o sangue de sua vitima, com base no seguinte fator: o quão fácil seria morder o pescoço da vitima, antes que ela perca uma quantia de sangue a ponto de provocar alterações no ritmo cardíaco. Isso com base na pressão arterial média e na velocidade do fluxo sanguíneo da artéria carótida externa, que é a principal via de sangue que sai do coração.

Artéria Carótida
Artéria Carótida

Os autores queriam manter a equação relativamente simples, usando parâmetros de estabilidade da pressão arterial. Eles calcularam que uma pessoa pode perder até 15% de seu sangue, antes que sua frequência cardíaca aumente, e por sua vez, afete a pressão arterial. Em seguida, eles estimaram quanto tempo levaria para um vampiro beber essa quantidade de sangue, e como esse sangue fluiria de uma garganta humana perfurada.

Assim que eles estimaram a densidade do líquido, temperatura do corpo e temperatura ambiente, eles olharam para as variações na velocidade do fluxo do sangue, a partir de quando o sangue sai do coração pela ramificação na artéria carótida comum, seguindo até a carótida externa. Com os resultados obtidos, eles então calcularam o tamanho das duas perfurações que permitiriam o escape do sangue.

Veja também:   Abelhas podem ser extintas - e isso é um problema enorme

O Resultado

Os estudantes determinaram que levaria cerca de 6 minutos e 40 segundos para um vampiro beber 15% de sangue sua vitima, cerca de 750ml de sangue. Vale lembrar que um corpo humano adulto médio tem 5 litros de sangue.

No entanto, eles admitem que se o vampiro sugar ativamente nas perfurações, a perda de sangue seria mais rápida e tornaria o processo mais eficiente, pelo menos do ponto de vista do vampiro.

As aplicações práticas para este estudo em particular, podem parecer evasivas; a maior parte do seu valor serve de ferramenta de ensino para os seus autores estudantes, que podem um dia ser comunicadores da ciência. E isto é enfaticamente sobre comunicação, como uma nova forma de aplicar a ciência, diz o Dr. Cheryl Hurkett, professor de física na Universidade Leicester’s Centre.

fonte: livescience

Discussion2 Comentários

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com