No mundo existem pessoas que, por questões genéticas ou hereditárias, foram acometidas por doenças tão bizarras que hoje elas vivem em total isolamento.
São casos extremos, em que nem sempre uma cirurgia plástica vai resolver o problema por completo. Em muitos desses casos, essas pessoas vão precisar de alguém para ajudá-las pelo resto de suas vidas. Acompanhamento médico constante também pode ser necessário.
Confira a seguir 9 doenças bizarras difíceis de acreditar que existem:
1 – Haemangioma
Se caracteriza pelo aparecimento na forma de nódulo vermelho, decorrente do excesso de vasos sanguíneos. É uma condição rara e benigna que na maioria das vezes tende a retroceder. Mas, no caso do português José Mestre, em que o rosto ficou completamente coberto, foram necessárias quatro intervenções cirúrgicas para remover o tumor.
2 – Epidermodisplasia verruciforme
Causada por um doença genética autossômica recessiva que deixa as pessoas afetadas com aparência de raízes de árvore. É frequentemente identificada como carcinoma da pele, também conhecida como papilomavírus humano (verrugas).
3 – Displasia fibrosa poliostótica
Uma variação da displasia fibrosa que afeta os ossos, deixando-os com aspecto de tecido fibroso. Causa o desgaste ósseo e o aparecimento de lesões, que podem resultar em deformidades. É uma doença congênita benigna, que normalmente afeta o crânio, costelas, braços, pélvis, coxas e canelas.
4 – Polymelia
Pessoas que sofrem dessa doença apresentam múltiplos membros pelo corpo nas mais diversas regiões. Isso ocorre quando há um principio de geração de gêmeos siameses, que em dado momento é interrompida. Quase sempre os membros extras são retorcidos ou deformados.
5 – Chifres cutâneos
Doença rara que resulta no aparecimento de tumores de pele com formato e aparência de chifres, madeira ou coral. Estes tumores podem ser classificados em benignos, pré-malignos ou malignos. Assim como as unhas das mãos, esses cornos cutâneos são compostos por queratina.
6 – Macrodactilia
É o alargamento excessivo dos tecidos moles e ossos de parte ou todo das mãos e pés. Este distúrbio também é conhecido pelo nome de gigantismo local. Pode ter comportamento estático ou progressivo e dificulta o uso de calçados e luvas.
7 – Neurofibromatose
A neurofibromatose é uma condição hereditária que resulta na formação de tumores benignos no sistema nervoso. É causada por mutações no cromossomo 17, o que resulta na disfunção de uma proteína supressora de tumores, a neurofribromina. O quadro é progressivo e impossível de ser previsto.
8 – Noma
Consiste em uma infecção bacteriana que tem como agravante a desfiguração e decomposição dos tecidos da boca e da face. É mais comum em pacientes debilitados e gravemente desnutridos, em particular crianças.
9 – Hipertricose
Popularmente chamada de Síndrome do Lobisomem, é uma doença rara e hereditária. Resulta no crescimento anormal de pelos por todo o corpo, com exceção das palmas das mãos e dos pés. Desde a idade média, apenas 50 casos foram relatados, incluindo crianças e mulheres.