90% das tentativas de login em lojas virtuais são de hackers, diz relatório

0

O roubo e venda ilegal de dados de usuários é um dos negócios mais lucrativos da internet. A prova disso é que, segundo um relatório, cerca de 90% das tentativas de login em lojas online são feitas por hackers que tentam usar as informações obtidas para realizar compras e todo o tipo de atividade ilícita na web.

Veja também:   Hackers roubam milhões de dados de cartão de crédito nos EUA

Um relatório feito pela empresa Shape Security, que trabalha com segurança de dados, mostrou que o roubo e venda de informações está a todo vapor e que é bem provável que praticamente qualquer pessoa tenha sido vítima desse crime, sem nem mesmo saber.

O relatório afirma que das tentativas de login em sites de compras em geral, 90% são feitas por hackers usando informações de terceiros e que dessa quantia, 3% conseguem entrar no sistema da loja. O número parece pequeno, mas é suficiente para causar um grande prejuízo por quem tem os dados usados.

Para se ter uma idéia, estima-se que o setor de comércio eletrônico perca cerca de 6 bilhões de dólares por ano em todo o mundo. Outro setor que leva um grande prejuízo é o de turismo e companhias aéreas, que perdem em média 700 milhões de dólares por ano apenas com o roubo de milhas de programas de fidelidade, um dos alvos preferidos dos hackers.

Evitando o golpe

A maioria dos dados é roubada de fóruns pequenos, onde a segurança é mais vulnerável ou pelo golpe conhecido como phishing, onde um email ou página falsa leva faz com que o usuário insira os dados e esses sejam enviados diretamente para os hackers. A chamada Deep Web também é um campo fértil para esse tipo de prática.

Redes sociais costumam ser mais protegidas, mas também não estão imunes a golpes e invasões nos bancos de dados. O WhatsApp, principalmente no Brasil, tem se tornado um ambiente propício para a aplicação desse tipo de golpe por não possuir nenhum tipo de monitoramento das mensagens.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com