O chocolate é, sem dúvidas, um dos mais deliciosos doces que existe (se não for o melhor, claro). Desde muitos e muitos anos atrás ele é usado para os mais devidos fins, propriamente comer, e até cerimônias religiosas. Confira a lista de 29 curiosidades sobre o chocolate.
Confira 29 deliciosas curiosidades sobre o chocolate
- A poesia do chocolate
- O poeta português Fernando Pessoa escreveu certa vez: “Não há metafísica na terra como o chocolate”.
- A primeira barra
- A empresa inglesa de chocolate Cadbury fez a primeira barra de chocolate do mundo em 1842.
- Xarope de chocolate no filme
- No filme Psicose, Alfred Hitchcock usou xarope de chocolate Bosco para o sangue na famosa cena do chuveiro.
- A maioria na África
- Embora o cacau tenha origem na América Central e do Sul há mais de 4.000 anos, agora aproximadamente 70% do cacau do mundo é cultivado na África. A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau, fornecendo cerca de 40% da oferta mundial.
- Prefira vinho tinto
- Champanhe e vinho espumante são muito ácidos para irem bem com chocolate amargo. Vinho tinto geralmente o complementa melhor.
- Aquele delicioso chocolate
- A Hershey’s produz mais de 70 milhões de Kisses de chocolate – todos os dias.
- Útil apenas durante 25 anos
- As árvores de cacau podem viver até os 200 anos de idade, mas produzem os frutos de cacau comercializáveis por apenas 25 anos.
- A Linha do Equador e o cacau
- Quase todos os cacaueiros crescem dentro de 20 graus da Linha do Equador, e 75% crescem dentro de 8 graus de cada lado dela. As árvores de cacau crescem em três regiões principais: África Ocidental, América do Sul e Central, e Sudeste Asiático/Oceania.
- Frutos e mais frutos
- Cada cacaueiro pode produzir cerca de 2.500 frutos. É preciso que uma árvore dessa tenha de quatro a cinco anos para produzir seus primeiros cacaus.
- Obviamente
- Aproximadamente 70% dos quase US$ 500 milhões gastos em doces durante a semana que antecede a Páscoa é para o chocolate.
- A dependência do cacau
- O chocolate evoluiu para uma indústria tão maciça que entre 40 e 50 milhões de pessoas dependem do cacau para o seu sustento. Mais de 3,8 milhões de toneladas de frutos do cacau são produzidas por ano.
- O “alimento dos deuses”
- O chocolate tem sido tradicionalmente associado a propriedades mágicas, medicinais e míticas. De fato, em latim, os cacaueiros são chamados Theobroma Cacao, ou “alimento dos deuses”.
- Os primeiros na colheita
- As primeiras pessoas a colherem o chocolate foram os Mokaya e outros povos pré-olmecas que viveram no sudeste do México por volta de 1000 a.C. A palavra “chocolate” é derivada da palavra xocolatl, ou “água amarga”.
- Boa substituição
- A FDA (órgão do governo norte-americano responsável pelo controle dos alimentos) está debatendo uma proposta para permitir que os fabricantes de doces substituam o óleo vegetal pela tradicional manteiga de cacau.
- Um chocolate benéfico
- O chocolate amargo tem se mostrado benéfico para a saúde humana, mas o chocolate ao leite, o chocolate branco e outras variedades não são. Para o chocolate amargo ser benéfico, o licor do cacau ou do chocolate deve ser o primeiro ingrediente listado, não o açúcar.
- A expansão do chocolate
- Uma vez reservado para a elite, o chocolate tornou-se disponível para todos devido aos avanços tecnológicos da Revolução Industrial. No entanto, como o chocolate tornou-se cada vez mais popular na Europa e na América, milhares de pessoas foram usadas como escravos para produzirem o cacau.
- O primeiro chocolate ao leite
- Em 1875, o suíço Daniel Peter descobriu uma maneira de misturar o leite condensado, fabricado por seu amigo Henri Nestlé, com o chocolate para criar o primeiro chocolate ao leite.
- A origem do conchamento
- Em 1879, o suíço Rodolphe Lindt descobriu o conchamento, um processo essencial para refinar o chocolate. Ele descobriu por acidente quando o seu assistente deixou uma máquina funcionar durante a noite toda.
- Pode comer sem medo
- Os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre a acne e o chocolate. De fato, os pesquisadores alemães sugerem que os flavonoides no chocolate absorvem a luz UV, o que ajuda a proteger e aumentar o fluxo sanguíneo para a pele, melhorando sua aparência.
- Existe algo melhor que um relógio de chocolate?
- O maior relógio de cuco feito de chocolate pode ser encontrado na Alemanha.
- Os benefícios do chocolate amargo
- A pesquisa sugere que o chocolate amargo estimula a memória, a atenção, o tempo de reação e as habilidades de resolução de problemas ao aumentar o fluxo de sangue para o cérebro. Estudos também descobriram que o chocolate amargo pode melhorar a capacidade de ver em situações de baixo contraste (como mau tempo) e promover a baixar a pressão arterial, o que tem efeitos positivos sobre os níveis de colesterol, função plaquetária e sensibilidade à insulina.
- Chocolate ao longo da história
- Os maias usavam chocolate nos batismos e nas cerimônias de casamento. Foi usado também às vezes no lugar do sangue durante cerimônias. Imperadores maias foram muitas vezes enterrados com jarros de chocolate ao seu lado.
- Pode ser que ele volte
- De acordo com a lenda asteca, o deus Quetzalcóatl trouxe o cacau para a terra, mas foi expulso do céu por dar aos seres humanos. Como ele fugiu, prometeu voltar um dia como um “homem barbudo de pele clara para salvar a terra.”
- O forastero e o criollo
- Noventa por cento do cacau moderno é feito a partir de um tipo de cacau chamado forastero (estrangeiro). No entanto, antes dos anos 1800, o cacau era de um tipo chamado criollo. Mesmo que o forastero não tenha um gosto tão bom quanto o criollo, é mais fácil de crescer.
- Companheiro para os deprimidos
- As pessoas que se sentem deprimidas comem cerca de 55% mais chocolate do que seus colegas não deprimidos.
- A expansão na Europa
- A propagação do chocolate da Espanha em toda a Europa começou no século XVI com a expulsão dos judeus da Espanha e de Portugal durante a Inquisição. Alguns judeus que saíram da Espanha trouxeram consigo os segredos do país no processamento do chocolate.
- Atração nazista
- Os nazistas costumavam utilizar o chocolate para atrair judeus para carros de gado destinados aos campos de concentração.
- Os maiores consumidores
- O país cujas pessoas comem mais chocolate é a Suíça, com 10 quilos comidos por pessoa a cada ano. Austrália e Irlanda seguem com 9 e 8 quilos por pessoa, respectivamente. O Brasil fica um pouco atrás, com 3,5 por pessoa.
- Adorando o cacau
- O chocolate é tão importante para os fazendeiros de cacau na Indonésia que eles construíram uma estátua de 6 metros de um par de mãos simplesmente segurando uma vagem de cacau.
DEIXE UM COMENTÁRIO