34 doces curiosidades sobre o açúcar

0

O açúcar é utilizado há muitos anos como um adoçante para aquele famoso cafezinho, para o chá, entre outros. Junto com ele, também vieram as doenças cardíacas, a diabetes e diversas outras. Mas, o açúcar não é apenas o famoso cristalizado, ele assume várias formas diferentes. Confira as curiosidades sobre o açúcar.

curiosidades sobre o açúcar

Confira as 34 mais doces curiosidades sobre o açúcar

 

Obrigado Nova Guiné
O açúcar é um dos ingredientes mais antigos do mundo. O povo da Nova Guiné foi provavelmente o primeiro a domesticar a cana-de-açúcar por volta de 8000 a.C.
Meio caro
No século XVI, uma colher de chá de açúcar custou o equivalente a cinco dólares, em Londres.
A origem da palavra
A palavra “sugar” (açúcar em inglês) se origina da palavra sânscrito sharkara, que significa “material em forma de grânulo”. Em árabe, é sakkar; turco é sheker; o italiano é zucchero; e os povos iorubás na Nigéria chamam de suga.
Recomendação para homens e mulheres
A Associação Americana do Coração recomenda que as mulheres adultas não comam mais de 24 gramas, ou 6 colheres de chá, de açúcar adicionado (além do açúcar natural) e homens não mais de 36 gramas, ou 9 colheres de chá, por dia. A média atual é de 30 colheres de chá de açúcar por dia.
Açúcar desde cedo
O único gosto com que os humanos nascem é o açúcar.
Melhor que Heinz não faz
O ketchup da Heinz contém 1 colher de chá de açúcar em cada 1 colher de sopa.
Calorias extras diárias
Em todo o mundo, as pessoas consomem cerca de 500 calorias extras de açúcar por dia, que é aproximadamente a quantidade de calorias necessárias para ganhar 450 gramas por semana.
O risco para o coração
O excesso de açúcar pode aumentar o risco global de doença cardiovascular. Na verdade, o açúcar realmente muda a proteína muscular do coração, bem como a mecânica de bombeamento do mesmo.
Cristóvão e as sementes de cana
Cristóvão Colombo importou sementes de cana-de-açúcar no Novo Mundo, especificamente para a Ilha de São Domingos, em sua segunda viagem em 1493.
O câncer está ligado
O consumo excessivo de açúcar tem sido associado à produção de câncer. Estudos descobriram que a ingestão elevada de açúcar afeta negativamente as taxas de sobrevivência tanto em pacientes com câncer de mama quanto em pacientes com câncer colorretal.
Dependência genética
A dependência do açúcar pode ser genética. Estudos mostram que aqueles que tiveram alterações genéticas em um hormônio chamado “grelina” consumiram mais açúcar (e álcool) do que aqueles que não tinham variação gênica.
Cuidado com o fígado
Açúcar e álcool têm efeitos tóxicos semelhantes no fígado. Além disso, danos ao fígado podem ocorrer mesmo sem excesso de calorias ou ganho de peso.
Um leve envelhecimento
Um estudo de 2009 descobriu que o consumo de glicose acelerou o envelhecimento das células do corpo. Além disso, um estudo de 2012 descobriu que o excesso do consumo de açúcar estava ligado a deficiências na memória e no processamento cognitivo geral.
Não só no doce
O açúcar é encontrado em lugares improváveis, como água tônica, marinadas, biscoitos, pão, molho sem gordura e molho de tomate.
Nada de bebidas alcoólicas
Um estudo de 2013 descobriu que pelo menos 180.000 mortes em todo o mundo estão ligadas ao consumo de bebidas adoçadas. Somente os EUA foram responsáveis por 25.000 mortes em 2010.
Sem saciedade
Enquanto os alimentos ricos em fibra, gordura e proteína ajudam a fazer uma pessoa se sentir cheia, o açúcar não cria sentimentos de saciedade.
Você sempre achou errado
Limões têm mais açúcar do que morangos.
Não só a parte estética
O açúcar ameaça muito mais do que deixar a cintura fina. Também tem sido associado a várias condições e doenças, incluindo diabetes tipo 2, artrite, acne, doenças cardiovasculares, depressão, candidíase/infecções fúngicas e câncer.
Por acidente
Os cientistas que descobriram a sucralose (adoçantes Linea, por exemplo) estavam tentando fazer uma insecticida. Um assistente pensou que tinha sido instruído a “provar” uma amostra que lhe tinham pedido para “testar”.
Esse é poderoso
O composto mais doce conhecido é chamado de “lugduname”. É mais de 20.000 vezes mais doce do que o açúcar.
Em todo lugar
O açúcar está em toda parte. É os blocos de construção de carboidratos, o tipo mais abundante de moléculas orgânicas em seres vivos. Os pesquisadores observam que o açúcar não é necessariamente um problema à saúde, mas a quantidade dele que é consumida.
O açúcar e suas calorias
Uma colher de chá de açúcar branco tem 15 calorias e uma colher de chá de xarope de milho (um tipo de açúcar) tem 20 calorias. Refrigerantes são responsáveis pela maior parte do açúcar adicionado na dieta média americana.
Recomendação da OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas consumam menos açúcar do que é encontrado em um refrigerante regular por dia.
Conta simples
Para encontrar a quantidade de calorias do açúcar em um produto, é só multiplicar os gramas por 4. Por exemplo, um produto contendo 15 gramas de açúcar tem 60 calorias de açúcar por porção.
As várias formas do açúcar
O açúcar pode assumir várias formas, incluindo sacarose, frutose e lactose. Sacarose é a forma mais comumente usada de açúcar e é geralmente chamada de açúcar de mesa.
Cuidado com os cereais, crianças
Muitos cereais para crianças, como Sucrilhos, contêm uma colherada de açúcar para cada três colheres de cereais comidos. Muitas vezes os cereais menos saudáveis são comercializados da forma mais agressiva, mesmo para crianças tão jovens quanto 2 anos de idade.
Não somente a cana
Dois tipos diferentes de plantas fornecem ao mundo a maior parte do seu açúcar: a cana-de-açúcar e a beterraba sacarina. A cana-de-açúcar é cultivada em regiões tropicais e subtropicais. A beterraba sacarina é cultivada em climas temperados, como partes da Europa, Japão e Estados Unidos.
Cada um com seu produto
Cerca de 70% do açúcar produzido é utilizado no seu país de origem. Mais de cem países produzem açúcar comercialmente.
Enquanto nós produzimos demais…
O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar.
…os indianos consomem demais
A Índia é o maior consumidor mundial de açúcar.
Rendendo bem
A cana-de-açúcar é geralmente cultivada em grandes plantações ou campos de cana. Pode render até 20 kg de açúcar por cada metro quadrado de terra.
Mercado complexo
O comércio do açúcar é um dos mais complexos do mundo e envolve controles de preços, cotas, subsídios e acordos preferenciais.
Tudo de maneira justa
O comércio mundial de açúcar é regulado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que ajuda a assegurar que qualquer negócio entre os países seja conduzido de forma justa.
Estratégia de marketing
Há pelo menos 115 nomes para o açúcar em suas muitas formas e para outros tipos de adoçantes. Para evitar listar o “açúcar” como o primeiro ingrediente, os fabricantes de alimentos podem usar um nome diferente.
  30 apaixonantes curiosidades sobre o beijo

 

FONTE



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com