Um museu reúne coleções a fim de estudar, reunir, conservar e expor objetos que possuem relevância histórica e valor artístico. Artigos relacionados à arte, cultura, história, tecnológica e de ciência naturais são frequentemente expostos em museus
Entretanto, há alguns museus que agregam objetos incomuns e inusitados. Acabam atraindo mais pela esquisitice do que pela sua coleção.
1 – Museu dos cabelos
Chez Galip, artesão turco de cerâmicas, há 30 anos atrás ficou muito triste quando uma amiga se mudou para outra cidade. Para consolá-lo, ela lhe deixou uma mecha do seu cabelo.
Tal ato virou um ritual naquela cidade e hoje Galip possui 16.000 amostras capilares de diferentes mulheres, todos catalogados indicando o nome e a naturalidade das moças.
O acervo é na própria loja de cerâmicas do artesão, as paredes, tetos e potes estão tomadas pelos cabelos. Fica localizado em Avanos, Turquia.
2 – Museu da morte
Além de bizarro, o Museu Médico Siriraj (também conhecido como Museu da Morte de Bangcoc) é assustador.
Ele está localizado em um antigo hospital de Bangkok, capital da Tailândia. Para visitá-lo é preciso ser um apreciador de esqueletos e corpo humano (ou pedaços dele) preservado em formol.
O seu acervo conta com pernas e braços mutilados, caveiras perfuradas por balas e cérebros com hemorragias. E o museu não conta apenas com corpos desconhecido, é possível visitar o corpo mumificado do famoso canibal Si Ouey, que assassinou crianças nos anos 50.
3 – Museu do miojo
O macarrão instantâneo, popularmente conhecido como Miojo, é considerado umas das grandes invenções após a II Guerra Mundial. Sua praticidade, rapidez no preparo e também o preço revolucionaram a forma de comer na época. É popularmente consumido no mundo inteiro.
Seu sucesso lhe garantiu até um museu em sua homenagem. Ele está localizado na província japonesa de Yokohama.
Os visitantes terão acesso a história do macarrão instantâneo e do seu criador. É possível aprender como é realizado o processo de fabricação do miojo. E no final, os visitantes poderão imprimir a sua foto na embalagem.
4 – Museu do cortador de grama
Southport, cidade localizada ao noroeste do Reino Unido, é a casa do British Lawnmower Museum (Museu do Cortador de Grama). Segundo o site do museu, eles são lideres mundiais em cortadores de gramas vintages e especialistas em maquinário de jardinagem antiga.
5 – Museu do falo
A pequena aldeia de Húsavík, norte da Islândia, ganhou notoriedade mundial quando o Museu Islandês Falológico foi aberto em 2004.
Há aproximadamente 250 órgãos sexuais de espécies mamíferas expostos, desde os pequenos, como os de ratos, até um de surpreendente 70 kg e 170 cm, pertencente à um cachalote. E, claro, há também um exemplar humano.
6 – Museu de arte ruim
Não é só de belas obras de arte quem vivem os museus, o Museu de Arte Ruim (Museum of Bad Art) exalta às obras de arte que não deram muito certo.
Conhecido como MOBA, este é um dos museus mais estranho que você vai encontrar. Ele está situado em Brookline, cidade do estado americano de Massachusetts.
De acordo com o próprio site da instituição, é o único museu do mundo a se dedicar à coleção, preservação e celebração da arte ruim em todas as suas formas. Ainda segundo o museu, a missão deles é mostrar o pior da arte. Resta saber se é uma homenagem ou um pesadelo ter uma peça exposta na galeria.
7 – Museu dos vasos sanitários
A Índia é um país imenso com uma das maiores populações mundiais e infelizmente com um gigantesco problema sanitário. Estima-se que mais da metade dos habitantes não tenha um vaso sanitário em casa, as necessidades fisiológicas são feitas nas ruas e ou nos rios.
Visando conscientizar a população sobre esse problema, foi criado em Nova Délhi o Museu Internacional do Vaso Sanitário. Há réplicas e amostras autênticas de vasos e mictórios utilizados desde a antiga civilização Indo até os modernos banheiros japoneses.
8 – Museu dos relacionamentos terminados
O Museu do Fim dos Relacionamentos reúne objetos que fazem os corações partidos lembrarem dos seus antigos amantes.
São aceitos quaisquer tipos de objetos, desde urso de pelúcia, algemas cor de rosa e até machado (sim, faz parte do acervo esse peculiar instrumento). Ao lado das peças há uma pequena história relatando o amor frustrado.
Apesar de soar estranho no primeiro momento, a curadoria do museu tem um objetivo sério. Acreditam ser uma forma de superação o ato de desapego, pois ajuda a lidar melhor com a separação e também a inspirar outros que estão passando pela mesma situação.
Qualquer um pode ter um objeto seu exposto na galeria, basta preencher um formulário contanto a sua triste história de separação.
9 – Museu da mostarda
Em Middleton, Estados Unidos, está localizado o National Mustard Museum que é dedicado inteiramente à mostarda.
De acordo com informações da página do museu, a sua coleção conta com 5.676 tipos de mostardas de todos os estados americanos e de mais de 70 países. É possível aprender sobre os diferentes tipos de mostarda e apreciá-las.
A mostarda não é o único alimento em exposição em museus. A batata-frita, o Currywurst (lanche típico da Alemanha) e até as comidinhas queimadas possuem um museu inteiramente dedicado eles.
10 – Museu da parasitologia
O museu parasitológico está localizado no bairro de Meguro, em Tóquio. Seu acerto possui uma coleção exposta de 300 parasitas de diferentes espécies.
Além de promover pesquisas, o museu promove outras atividades, como estudos e publicações.