A Cientologia foi criada por L. Ron Hubbard (1911-1986) em 1952, sendo a sucessora dos sistemas de auto-ajuda chamado Dianéticas. Hubbard caracterizou oficialmente a Cientologia como religião e em 1953, incorporou a Igreja em Camden, Nova Jersey. Confira 20 misteriosas curiosidades sobre a Cientologia.
Confira algumas misteriosas curiosidades sobre a Cientologia
- A criação da Igreja
- A Igreja da Cientologia foi criada em 1954 e é baseada nos ensinamentos do autor americano L. Ron Hubbard.
- Números falsos
- Embora a Igreja da Cientologia afirme que tem mais de 10 milhões de membros, os seus críticos argumentam que tem apenas cerca de 500.000, principalmente nos Estados Unidos, África do Sul e Austrália.
- A sucessora da Dianética
- A Cientologia é uma sucessora do sistema de auto-ajuda anterior do fundador Hubbard chamado de “Dianética”, que foi publicado pela primeira vez em 1950. Sua publicação é considerada pelos cientólogos como o momento seminal do século XX.
- A Dianética
- A precursora da Cientologia foi chamada de “Dianética”. Inicialmente foi concebida como uma nova psicoterapia e não era esperado para levar a uma nova religião.
- Requisitos mínimos
- O inquilino básico da Cientologia deve ser um homem “basicamente bom e que sua salvação espiritual dependa de si mesmo, de seus companheiros e de sua conquista da fraternidade com o universo”.
- Os princípios fundamentais
- Os princípios fundamentais da Cientologia são: 1) o homem é um ser imortal, alienígena, espiritual chamado thetan, 2) sua experiência se estende muito além de uma única vida e 3) suas capacidades são ilimitadas, mesmo que não se realizem.
- A estrutura da Cientologia
- A estrutura completa da prática da Cientologia é chamada de “The Bridge to Total Freedom”. Os níveis de progressão são Pre-Clear, Clear e Operating Thetan. Pre-clear é a fase inicial em que um membro passa por uma sessão de terapia chamada “auditoria”. Um membro é “Clear” quando, após as sessões de auditoria, ele está livre de emoções negativas. O nível final é o Operating Thetan, que é onde o participante está no controle da vida, do pensamento, da matéria, da energia, do espaço e do tempo.
- A cruz da Cientologia
- A cruz da Cientologia é um símbolo principal na religião. É semelhante à cruz cristã, mas tem 4 raios diagonais adicionais entre os braços horizontal e vertical. Os oito pontos da cruz simbolizam as 8 dinâmicas na Cientologia: 1) O “eu”, 2) criatividade, sexo e a procriação (família), 3) grupos, 4) humanidade, 5) todas as formas de vida, 6) universo físico, 7) espiritualidade e 8) Deus, infinito, ou o Ser Supremo.
- Vivendo em outros planetas
- Os cientólogos acreditam que as almas viveram em outros planetas antes de habitarem a Terra. Uma pessoa não pode progredir até que as “aberrações” das vidas anteriores sejam limpas.
- Nada de revelação
- Cientólogos acreditam que L. Ron Hubbard descobriu sua religião através de métodos científicos, não por revelação.
- Limpando a mente humana
- Em suas sessões de terapia, o fundador da Cientologia, L. Ron Hubbard, usou a palavra “limpar” da ciência da computação antiga. Hubbard sentia que a mente humana era semelhante a um computador que precisava ser “limpo” dos dados falhos.
- Entendendo a palavra
- Cientologia é uma contração do latim scio, “saber”, e do grego logos, “estudo de”. Em resumo, Cientologia significa “sabendo como saber”.
- Sessões de terapia
- Os cientólogos eliminam comportamentos autodestrutivos limpando suas mentes de más lembranças chamadas “engramas” através de sessões de terapia chamadas “auditorias”. Especificamente, o fundador L. Ron Hubbard definiu um engrama como “uma imagem mental de um momento de dor e inconsciência”.
- Dinheiro para avançar de nível
- Uma das críticas mais significativas da Cientologia é que os membros devem pagar quantias significativas de dinheiro para participar de “auditorias”, ou sessões de terapia, a fim de avançar para novos níveis de compreensão.
- Os ensinamentos devem ser seguidos
- Uma crítica à Cientologia é sua tolerância zero em qualquer oposição ou qualquer forma de dissidência aos ensinamentos do fundador L. Ron Hubbard.
- Que história convincente
- Segundo o fundador da Cientologia, L. Ron Hubbard, um alienígena chamado Xenu (ou Xemu) foi o ditador da “Confederação Galáctica” que, há 75 milhões de anos, trouxe bilhões de pessoas para “Teegeeack” (Terra) e os matou com bombas de hidrogênio. Suas almas (thetans) permaneceram presas na Terra e Xenu as implantou com imagens falsas de eventos históricos que Hubbard afirma que nunca existiram, como a morte de Jesus Cristo. Ele considerava os thetans como almas humanas.
- Não é o cérebro
- A Igreja da Cientologia acredita que os thetans (ou espíritos alienígenas), e não o sistema nervoso central, comandam o corpo através de pontos de comunicação.
- Ele foi muitas pessoas
- Hubbard disse a seus associados que tinha sido muitas pessoas antes de nascer Lafayette Ronald Hubbard, em 13 de março de 1911. Especificamente, ele acreditava que foi Cecil Rhodes, o rei britânico de diamantes do Sul da África e um marechal de Joana d’Arc. Depois de sua morte em 1986, uma publicação de cientólogos afirmou que Hubbard foi o músico original que inventou a música há 3 milhões de anos.
- Compreendendo o símbolo
- O símbolo da Cientologia consiste em uma letra “S”, que significa “Scientology” (Cientologia em português), dentro dos triângulos de ARC e KRC, duas ideias importantes na Cientologia. ARC é um acrônimo de Afinidade, Realidade e Comunicação e KRC é um acrônimo de Conhecimento, Responsabilidade e Controle.
- A Igreja em alguns países
- Na Suíça, a Igreja da Cientologia é definida como uma empresa comercial. Na França e no Chile, é considerada como um culto.
DEIXE UM COMENTÁRIO