Uma nova espécie de camarão foi batizada em homenagem ao Pink Floyd por pesquisadores das universidades de Oxford (Reino Unido), Federal de Goiás (Brasil) e Seattle (Estados Unidos). O nome científico do animal é Synalpheus pinkfloydi.
Conforme divulgado por uma reportagem feita pela BBC, o motivo da homenagem é simples: os cientistas envolvidos são fãs de Pink Floyd. Por isso, decidiram homenagear a banda com o nome dado a Synalpheus pinkfloydi.
Além disso, houve a “brecha” causada pela cor do camarão. As garras do crustáceo em questão são da cor rosa – “pink”, em inglês -, daí, a relação com o Pink Floyd.
A espécie de camarão descoberta chamou a atenção dos cientistas por suas garras, utilizadas para um peculiar método de caça. O animal faz uso de suas garras para gerar um barulho tão intenso que é capaz de matar pequenos peixes. É possível gerar energia sônica com este recurso.
O barulho reproduzido pelas garras do Synalpheus pinkfloydi pode chegar a 210 decibéis. Trata-se de um volume maior que o de um tiro de arma de fogo, que varia de 140 a 190 decibéis, conforme o dispositivo utilizado.
O Synalpheus pinkfloydi é encontrado na costa do Pacífico do Panamá. O animal tem sido chamado, informalmente, de camarão-pistola ou camarão-de-estalo.
Em depoimento à BBC, o chefe de pesquisa do museu de Oxford, Sammy De Grave, revelou ser fã de Pink Floyd desde a juventude. “Ouço desde que (o disco) ‘The Wall’ foi lançado em 1979, quando eu tinha 14 anos. Fazer a descrição dessa nova espécie de camarão-pistola foi a chance perfeita para finalmente homenagear minha banda favorita”, disse.
Não é a primeira vez que De Grave homenageia bandas de rock em suas descobertas. Outra espécie de camarão foi batizada em lembrança a Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones. O nome da espécie é Elephantis jaggerai.