Oficiais de polícia em Indiana, nos Estados Unidos, acabaram confundindo um ator que estava trabalhando em um set de filmagens com um suspeito real de roubo e dispararam contra ele.
A Polícia do Estado de Indiana foi chamada para ir até a Back Step Brewing Company, em Crawfordsville, por um possível assalto em andamento, depois que alguém ligou para 911 para relatar ter visto um homem mascarado com uma arma entrar na parte de trás do prédio.
Quando os oficiais do Departamento de Polícia de Crawfordsville chegaram no local, viram um homem mascarado saindo da porta no restaurante com o que parecia ser uma arma. Assim, os agentes ordenaram que ele largasse a arma.
Os oficiais dispararam contra o homem, mais tarde identificado como Jeff Duff, atingindo o prédio nas proximidades sem machucar o ator. Após o susto, Duff largou a arma falsa e tirou a máscara antes de dizer aos oficiais que estava apenas participando das gravações de um filme.
“A bala passou próxima da sua cabeça. Ela passou muito perto”, disse Phillip Demoret, ator, que estava no local. “Eu não quero pensar sobre isso. Se o tivesse atingido, teríamos uma conversa completamente diferente. Graças a Deus, ele não foi atingido”.
O Sargento Kim Riley da ISP comentou o caso: “Quando o policial disse, ‘solte a arma’, ele se virou para a polícia apontando a arma, se você não sabe que [o que está acontecendo]é uma cena de filme, como você iria reagir? Eu sei, se fosse comigo. Provavelmente teria feito o mesmo.”
A Polícia descobriu depois que a Produção do Condado de Montgomery estava filmando no local, mas ninguém, incluindo o bar ou a empresa de produção, havia notificado a polícia ou empresas próximas que a filmagem estava ocorrendo. O evento continua sendo investigado pela Polícia Estadual de Indiana.
Além disso, a arma que Duff estava usando durante a cena era um acessório de filmagem, não era uma réplica real. Kodi Swank, co-proprietário da Montgomery County Production, divulgou uma declaração oficial sobre o ocorrido.
“Há uma lição a ser aprendida em ambos os lados do espectro, de nós como uma empresa de filmes de baixo orçamento, e do departamento de polícia em sua rápida reação. Estou muito grato pelo fato de que o departamento de polícia realizou seu trabalho com a melhor de suas habilidades em uma situação desconhecida”.
O chefe de polícia adjunto de Crawfordsville, Jim Sessions, disse que os oficiais envolvidos no tiroteio estão em seus dias de folga.
Veja o vídeo da ação policial: