Se você é daquelas pessoas que detestam ficar aguardando a fila do caixa em um supermercado, você se animará com a seguinte novidade: um israelense desenvolveu um aplicativo no qual é possível que o cliente pague suas compras com o celular, sem a necessidade de passar pelo caixa.
Esse aplicativo, que recebeu o nome de Supersmart, permite que o usuário escaneie o código de barras dos produtos, por meio da câmera do celular, e que o pagamento seja feito pelo aparelho, eliminando a necessidade do cliente passar pelo caixa e evita longas filas.
O responsável pela criação desse aplicativo é o israelense Yair Cleper, que o criou em sua terra natal, em parceria com a rede de supermercados Osher Ad, que introduziu esse sistema em suas lojas em 2016, após algumas localidades passarem por testes.
“Ele (o aplicativo) foi designado para facilitar a vida de clientes e pode registrar até 180 itens. É assim que vemos que as compras serão feitas no futuro. Ele pode ser implantado em supermercados, sem mudanças em sua infraestrutura”, disse Cleper.
Após pegar os itens, os clientes da rede precisam passar suas compras em uma espécie de máquina, que faz a autenticação dos códigos de barra dos produtos. Assim que esse processo é concluído, o pagamento pode ser feito pelo celular, algo que não demora mais do que 30 segundos, de acordo com o criador do Supersmart.
Além de toda a praticidade, Cleper acredita que o aplicativo é importante para economizar tempo, principalmente em horários de pico, pois remove a necessidade de clientes tirarem e recolocarem os produtos do carrinho. O israelense já está em conversas com uma rede de supermercados do Reino Unido para implantar o sistema no país.
E o serviço possui todo o apoio da bandeira de cartões Visa, que está ajudando a desenvolver o Supersmart. “Esse sistema trabalhará em um ambiente e pode reduzir, significativamente, o tempo de espera de clientes. Acreditamos que isso fará o processo de compras ser mais rápido e inteligente”, disse Michael Hoffmann, representante da Visa.
A Amazon já lançou uma loja automatizada neste ano, que da mesma forma que o Supersmart, elimina a necessidade de fazer o cliente passar pelo caixa. No entanto, não é preciso passar pela máquina usada pelo aplicativo. Ao invés disso, câmeras e sensores instalados por toda loja já fazem isso enquanto os clientes fazem suas compras.
Clique aqui para conferir um vídeo e ver como que o Supersmart funciona.