Após crise com Facebook, Cambridge Analytica tem parceria suspensa no Brasil

0

A britânica Cambridge Analytica havia formado uma parceria com o publicitário André Torretta, com mais de 20 anos de experiência em campanhas políticas, para a criação da CA Ponte.

Anunciada no fim de 2017 e constituída oficialmente no mês passado, a empresa estava com tudo pronto para começar a prospectar clientes para representar para as eleições brasileiras de outubro. Torretta afirmou nessa terça-feira (20), porém, que agora o projeto será suspenso.

O motivo para a suspensão foi a revelação, há alguns dias, de que a empresa de inteligência obteve, de forma ilícita, dados pessoais de 50 milhões de usuários da rede social. Isso permitiu que a empresa criasse ações de marketing digital para influenciar as eleições americanas que levaram Donald Trump à presidência e o referendo pré-Brexit, que decidiu pela separação do Reino Unido da União Europeia.

O publicitário contou que, ao longo do ano passado, negociou com a Cambridge Analytica uma parceria para uso da tecnologia de segmentação de mensagens da britânica por aqui. Segundo ele, no entanto, o serviço de envio de mensagens em redes sociais que se mostrou eficaz pela CA na campanha de Donald Trump não poderia ser replicado por aqui.

Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, ponderou o publicitário, os perfis de usuários de redes sociais não são tão bem definidos. No entanto, Torretta e a CA já tinham chegado a um sistema “tropicalizado” para garantir o envio de informações a determinados perfis de eleitores brasileiros, com um discurso adaptado conforme o posicionamento do destinatário, de moderado a radical.

Embora o acordo com a britânica agora esteja suspenso, o publicitário disse que pretende continuar de atuação em marketing político nas próximas eleições.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com