Vídeo impressionante descobre que baratas aplicam golpe de karatê em predadores

0

Um novo estudo, publicado pela revista acadêmica ‘Brain, Behavior and Evolution’, conseguiu capturar um vídeo impressionante de interação entre uma barata-americana (Periplaneta americana) e um de seus predadores. As imagens capturaram a barata se defendendo com um inquestionável golpe de karatê.

O método de defesa foi captado em vídeo quando a vespa-esmeralda tentava se aproximar da barata. As fêmeas dessa espécia são conhecidas por atacarem baratas. Elas picam a vítima com seu ferrão e aplicam um veneno “zumbificador”, que paralisa a barata.

O objetivo desse ataque é colocar seus ovos dentro da barata e, quando as larvas nascerem, se alimentarem do inseto paralisado.

Os pesquisadores realizaram vídeos ultra detalhados e gravados em câmera lenta que descobriram que as baratas não aceitam o ataque sem se defender. Nas imagens, é possível ver a vítima dando um chute de karatê na cabeça da vespa.

O autor do estudo, Ken Catania, biólogo da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, dedicou seu tempo estudando as interações entre presa e predador. Ele observou que, antes mesmo de a vespa se posicionar, a barata já aplica seu rápido golpe com a perna. Todo esse processo acontece em apenas 11 segundos.

“A barata tem um conjunto de comportamentos que pode realizar para afastar os criadores de zumbis, e isso começa com o que eu chamo de posição ‘en garde’, como na esgrima. Isso permite que a barata mova sua antena em direção à vespa para que ela possa rastrear um ataque que se aproxima e realizar a pontaria na cabeça e no corpo da vespa”, explica o biólogo no site da Universidade.

De acordo com o cientista, o curioso método de defesa foi eficaz com 63% dos adultos, já que as baratas mais jovens falharam em todas as tentativas e sofreram o ataque da vespa, devido à falta de experiência. Isso mostra a importância para a espécie de aprender o movimento e o longo tempo de aprendizado necessário.

Confira o vídeo:

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com